x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.226

Crédito Ativo Imobilizado

Raquel dos Santos Morais Silva

Raquel dos Santos Morais Silva

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 15:45

Boa tarde pessoal.

Sou nova na área fiscal e tenho uma dúvida se alguém puder me ajudar.

Compramos Ativo Imobilizado, somos de SP , câmara fria para bebidas, no valor de 41.500,00 , o ICMS venho tributado 12%, Com redução na base de cálculo.
Na entrada da nota eu lancei o ICMS no campo OUTRAS e OUTRAS.
Como faço para recuperar o crédito?
Sei que deve ser lançado mensal a proporção de 1/48, através uma nota fiscal de entrada com o CFOP 1.604-Lançamento de crédito relativo a compra de imobilizado. Nesta deverão ser lançadas no Speed Fiscal, fazendo o controle através do CIAP (Controle de Crédito do ICMS do Ativo Permanente). Mas como faço esse controle nesse CIAP (não sei o que é)?

Obrigado ..

“Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar ao contrário.” – Albert Einstein
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 17:15

Raquel boa tarde

A Lei Complementar 102/2000 é a que trata do crédito do ICMS e controle CIAP. Sugiro você fazer uma leitura primeiramente e volte a postar as dúvidas.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 17:23

Boa tarde, Raquel!

De acordo com o novo critério, a apropriação do crédito, na escrita fiscal, será feita à razão de 1/48 (um quarenta e oito avos) por mês, devendo a primeira fração ser apropriada no mês em que ocorrer a entrada do bem no estabelecimento.

Exemplo:

Equipamento adquirido por R$ 41.500,00, com crédito de ICMS no valor de R$ 4.980,00(12% x R$ 41.500,00).

Apropriação do crédito de ICMS 1/48, R$ 4980,00 : 48 = R$ 103,75. Ou seja, o valor apropriado por mês será de R$: 103,75, nada além disso.

Existe algumas planilhas para fazer tal controle no link a seguir:
http://essenciasobreaforma.com.br/planilhas_uteis.php

É só vc fazer um cadastro simples no site para ter acesso a uma série de planilhas contábeis.

Espero ter ajudado.

Marcelo

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade