x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.333

substituicao tributaria

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 10 março 2008 | 10:56

Bom dia a todos, por favor tenho varias dúvidas ref. a substituição trib, ex: o q muda para as empresas , comércio optantes do Simples Nacional ? somente a escrituração dos livros? como deve ser feito a escrituração agora?
No aguardo obrigado

Inês Zanotti
BRUNO FERRARI

Bruno Ferrari

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 13:42

Bom...sou novato mas vou tentar ajudar...veja bem, as notas fiscais com produtos que tenham substituição tributária virão com o destaque do icms retido adicionado ao valor total das mercadorias, valor esse que já foi pago pela empresa fornecedora, e que será restituído pela empresa que recebe a mercadoria, o imposto retido e a sua base de cálculo devem ser escrituradas nos livros fiscais em seus campos correspondentes, dependendo de cada sistema.

espero ter esclarecido alguma coisa!

Bruno

Bruno Ferrari
Inês

Inês

há 17 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 13:54

Boa tarde Bruno, então qdo eu for lançar meu DAS, vou ter que colocar como ?, para poder restituir o ICMS ja pago pela retenção?
Te agradeço de coração viu

Inês Zanotti
BRUNO FERRARI

Bruno Ferrari

há 17 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 14:19

Inês, é o seguinte, no cálculo do DAS não vai ter nenhuma alteração, a empresa que fornece a mercadoria paga o ICMS por uma guia separada, e coloca o valor da guia na Nota Fiscal somada ao valor da mercadoria vendida. Assim a empresa que recebe a mercadoria paga além dos produtos, o icms da substituição tributária já incluso na nota, assim a empresa fornecedora tem o dinheiro que pagou pelo ICMS de volta.

Não sei se consegui me expressar bem, se você não entendeu ou tem outra duvida, pode perguntar de novo, fico feliz se puder ajudar!!

Bruno Ferrari
Inês

Inês