x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 955

ANGÉLICA BOAVENTURA da rocha

Angélica Boaventura da Rocha

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 13:32

bom dia
gostaria de saber como faço uma gnre

meu cliente de sc comprou uma mercadoria de um estado e esse estado ja pagou a gnre sobre esse produto para sc,
meu cliente vendeu essa mercadoria para o rs e o mesmo esta cobrando essa diferença, pedindo para que façamos a guia,
de que maneira posso fazer esse calculo?
a ncm da mercadoria é 39249000, a alíquota de sc é 17%, e o do rs é 12%, qual mva posso usar?
alguém pode me ajudar.
obrigada

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 13 junho 2014 | 15:43

Angélica,

existe o procolo 196/09. Os estados do RS, SC e MG são participantes. A MVA em meu sistema está 70%. Procure saber se não há portaria no RS que altere esse MVA.

Para fazer a GNRE vá nesse link

http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/GNRE_Digitar.jsp

Pra fazer o calculo terá de ajustar a MVA conforme a alíquota interna do RS. Descubra qual é a alíquota interna do RS, pegue a interestadual e jogue na formula:

MVA ajustada = [(1+ MVA ST original/100) x (1 - ALQ inter) / (1- ALQ intra)] -1]"

Depois somente aplique a MVA e tribute, descontando sua parte do ICMS.

Não esquece de ver se poderá creditar ou restituir o valor ICMS ST que pagou quando comprou, do contrario estará bitributando sua mercadoria.

Espero ter ajudado.

Att.

Lyniker

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade