x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 1.855

NF-e Eletrônica

erlivan belo goulart

Erlivan Belo Goulart

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 10:47

Bom dia a todos,

Trabalho em um escritório de contabilidade e estamos com um problema difícil de resolver .
E o seguinte, temos um determinado cliente que é microempresa e que emite nota fiscal eletrônica, eles começaram a emitir faz pouco tempo, ate então eles tinham emitido notas fiscais da numeração 01 até a 17, dai pra frente que surge o problema, eles foram fazer três notas de devolução e nessas notas colocaram os mesmo numero da nota que iriam devolver. Então ficou o seguinte: Eles emitiram normalmente da 01 até a 17 e próxima nota eles colocaram o numero 17.134 depois emitiram outra de numero 50.432 e mais outra de numero 80.535, e depois em outro dia eles emitiram outra nota, está de venda com a numeração 18. Eles não pediram orientação ao escritório por isso fizeram esta confusão.
Eles pularam varias numeração e depois voltaram na sequência certa. Alguém faz ideia de como resolver este problema?
Seria o caso de inutilizar as numerações que eles pularam e seguir com a numeração normal. Ou talvez inutilizar todas as numerações que faltam e começar do zero com a série 2.

Desde de já agradeço.

OBS: Eles usam sistema comercializado não o gratuito da SEFAZ.

Wilma SM

Wilma Sm

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 11:09

Bom dia ,

não tem muito oque fazer , acho melhor emitir nota de entrada dessas anulando as mesmo e emitir as devoluções com a numeração correta..

Wilma Morais 

Analista Fiscal Tributário
Gilnei Aparecido Corrêa

Gilnei Aparecido Corrêa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 11:30

Concordo com a colega Wilma, ou ainda... Dependendo do valor dessas devoluções talvez compensaria fazer o Cancelamento fora do prazo, e ficar sujeito a multa sobre o valor da operação isso dependendo de qual estado a empresa estiver situada. Porem infelizmente até onde sei Goias não aderiu a este.

Grato Gil
erlivan belo goulart

Erlivan Belo Goulart

há 12 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 16:28

Boa tarde,

Bem se eu fizer como a colega Wilma S. Morais descreveu, como vai ficar a sequência de numeração das notas?? segue normal?
Poies a empresa pulou varias numerações, creio que não posso simplesmente continuar a numeração normalmente ignorando aquelas notas que foram emitidas com numerações elevadas, o grande problema e este, como organizar esta sequência de numeração.

Qual seria o melhor procedimento?

Grato!!

Wilma SM

Wilma Sm

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 16:38

boa tarde , essas que você vai anular , você já utilizou a numeração não sera mais usada.

Wilma Morais 

Analista Fiscal Tributário
JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 08:41

Prezado Erlivan, bom dia.

Já tive um caso semelhante, concordando com o fisco estadual do RN, achei melhor inutilizar a faixa não utilizada, e da sequência normalmente, no seu caso ficaria 80.536, 80.537...

Segundo o fiscal que me atendeu, a partir do momento que que eu quebro a sequência da numeração, já estou em desacordo com a legislação. O que a legislação me diz quando isso ocorrer? inutilizar a faixa.

O que é a inutilização de número de NF-e?

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.

No Link abaixo, do Sefaz do PR, no item 14.2 diz que o contribuinte poderá utilizar a numeração ou inutilizar, ficando a critério do contribuinte. Imagino que deve ser feita um denuncia espontânea a respeito etc. Mas essa informação pode ser diferente de acordo com o Estado.

http://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/FAQ/FAQ_NFe_versao_06082010.pdf

Aconselho a procurar o fisco estadual, onde o mais provável seria a inutilização das faixas.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

erlivan belo goulart

Erlivan Belo Goulart

há 12 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 10:01

Bom dia,

Agradeço a todos pela ajuda, foi de grande valia.

a resposta do Julio Cesar creio que seja a mais compatível com o meu caso e o caminho mais correto a se utilizar. Vou ver se consigo entrar em contato com o fisco estadual e expor meu problema apresentando como base de resolução do mesmo a inutilização das numerações.

Grato!!

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 10:18

Bem.

Como nossa colega Wilna informou, com o cancelamento, as numerações ficam inutilizadas.
Porém você precisa se atentar ao prazo de cancelamento das mesmas pois para o estado de Sp
o cancelamento só pode ser feito em até 24 horas.

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 09:36

Bom dia,
Sei que o prazo da inutilização da nf-e e de até 10 dias do mês subsequente !
mais no caso de notas que não foi feito a informação de inutilizadas em set/2013, posso informar agora ao programa do Sefaz em 11/2014 ?
será que tem algum problema ?:

att

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies