x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 547

Pedido de vendas é legal?

Leandro Redivo

Leandro Redivo

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Comercial
há 11 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 08:53

Senhores,

Minha empresa é do simples nacional (SEFAZ-ES), trabalhamos com nota fiscal eletrônica, e temos ecf, mas, praticamente não usamos pois nosso faturamento é 99% para pessoas jurídicas, minha duvida é a seguinte:

Meu sistema permite a geração de pedidos de venda, onde posso incluir os itens solicitados e ou entregues para o cliente e a cada gravação ele gera um DAV, e ao final de um período podemos gerar uma nota fiscal a partir desse ou desses pedidos abertos, pergunto se as legislações vigentes me permitem fazer isso?, se pode ser encarado como tentativa de sonegação se um pedido ficar aberto e se existe tempo minimo ou maximo para faturar um pedido?

A mesma duvida se aplicaria a pré-vendas e orçamentos gerados no sistema fiscal, que da mesma forma seriam convertidos em vendas posteriormente.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 09:30

Leandro,

O grande problema neste caso é que no momento em que a mercadoria sai do seu estabelecimento para entrega, não é levado a nota fiscal de venda (ou compra) da mercadoria.

Se acaso, em chances até remotas, alguma fiscalização pegar o veículo com as mercadorias sem nota fiscal, concerteza terá problemas.

É obrigatório ter em mãos documentos que comprovem a origem da mercadoria, a fim de não se enquadrar como sonegação (vendas ou compras sem nota fiscal).

Fora isso, se acaso vendeu a mercadoria e após algum tempo emitiu a nota fiscal de venda, não estará configurando sonegação, desde que realmente emita a nota fiscal se possível dentro do mês da venda.

O que não estará correto seria o estoque da mercadoria na empresa, pois terá vendido e até aquele momento, sem a emissão de nota.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade