x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 7.912

Vendas Anuladas

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 7 março 2008 | 16:19

Colegas do forum,

Eu tenho uma dúvida ref. a operação de venda cancelada.
No caso eu emito uma NF de venda e o meu cliente se recusa a receber essa mercadoria, qual seria o procedimento correto, dar entrada dessa mercadoria com o CFOP 1.949 ou 1.201.

Att.
Yone Sinzato

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 16 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 08:32

Claudio,

O negocio é o seguinte, onde eu trabalho a analista fiscal alega que essa NF tem que dar entrada como retorno de mercadoria com o CFOP 1.949 (outras entradas) e essa NF é abatida do valor do faturamento. Na verdade eu desconheço esse procedimento, ao meu ver o certo seria cancelar a NF, mas ela fala que nao pode. Então eu perguntei se essa NF vem com o canhoto, e ela falou que ás vezes vem.
Se você tem o conhecimento em um procedimento semelhante, me diga por favor porque eu não concordo com o procedimento dela.

Abraços,

Yone

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
Fabio Chaves

Fabio Chaves

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 22:00

Ola Yone
caso seu cliente recuse a mercadoria, a mesma deverá ter a recusa no verso da 1ª via, assim vc emitirá uma nota fiscal de entrada baseado na nf de venda com o CFOP 1.201/2.201 ou 1.202/2.202 dependendo de como saiu a sua nf de venda e assim anulará a operação, ou seja os impostos que vc pagou na saida, vc vai se creditar na nf de entrada, ok

Att.
Fabio

Sandra Constantino

Sandra Constantino

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 09:37

Yone, o procedimento descrito por Fábio é o procedimento correto, vc só poderá cancelar uma NF quando a mercadoria não deixou o estabelecimento, mas no caso da mercadoria sair do estabelecimento ou seja qdo houve a circulação da mercadoria, deve-se emitir a entrada como devolução para se creditar dos impostos e anular a operação.

att.
Sandra

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 11:39

Fabio e Sandra,

Concordo com vcs. Eu enviei essa pergunta no forum porque a pessoa responsavel pelo depto fiscal orientou o cliente dá entrada da mercadoria com o CFOP 1.949 e eu acredito que esteja errado, mas ela me falou que o procedimento esta correto, então eu queria opniões dos amigos do forum, pois talvés esse procedimento seja novo e eu desconheço.
Obs.: ela fala que nao se trata de uma venda cancelada e sim de retorno de mercadoria, mas a mercadoria sai com o CFPO 5.101, nao entendo esse procedimento que ela alega estar certo.
Ok!

Obrigada, e um otimo final de semana.

Yone Sinzato

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
Rose Telles

Rose Telles

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 16 anos Domingo | 16 março 2008 | 01:27

Yone,

É uma questão de interpretação.

Suponha que o caminhao quebre no meio do caminho e a mercadoria retorne ao seu estabelecimento sem mesmo ter sido apresentada ao destinatário.
Você acha que isto é uma devolução??

Não! trata-se de retorno de mercadoria não entregue ao destinatário (que pode ter inúmeras razões: recusa do destinatário, destinatário não encontrado,desacordo com pedido... etc)
Entrada deve ser feita cfop 1.949 / 2.949.
É considerado devolução quando o destinatário tomou posse da mesma e quer desfazer a operação comercial.
Existe resposta a consulta com este tema... dá uma consultada na pagina da sefaz.
Rose

george dias

George Dias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 12:04

Caros colegas,

Gostaria de saber como se contabiliza corretamente vendas canceladas.
Se alguem puder me ajudar agradeço.

obg

George

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.