Bom dia Diego,
se você está se referindo a adequação inapropriada de NCM para os seus produtos acabados, os riscos que você corre são os seguintes: colocar aliquota do IPI inferior ao que realmente é, neste caso estaria deixando de tributar de maneira correta o IPI a menor.
Ou tributando a aliquota IPI a maior, causando um maior custo ao seus clientes uma vez que a aliquota aplicada não é a correta.
Como o imposto IPI inclui no valor do produto, qualquer aliquota errada entra na sua variação de preço, e até porque quem compra de você, pode se creditar deste IPI para emitir as PerDcomps para abatimento de outros impostos pelo crédito do IPI. Ou seja, as aliquotas pela NCM não são brincadeira.
Outro exemplo que posso te dar, seria em uma importação, o simples fato de você errar a NCM(e olha que isto é bem comum de acontecer), faz com que a liberação da sua mercadoria não ocorra, até que seja retificada a DI, ficando sua mercadoria no porto, e correndo custos de armazenagem(que não é barato), pelo simples fato da NCM estar errada.
Atualmente, está vindo mais forte também a questão da ST(substituição tributária), ela não abrange a NCM em si, porém normalmente quando existe ST em algum produto, eles incluem uma família, por exemplo a 94.04, onde a ST não é aplicada em todas as NCM, mais apenas em "pillow e travesseiros" que se encontram dentro da NCM 9404.90.00, que demonina-se "outros".
A questão NCM a cada dia vem ganhando mais importância, e em temas de auditoria sempre é extremamente abordada, muitas empregas já estão inclusive recorrendo a revisões de NCM e Aliquotas, por causa que com o EFD e o ECD e futuramente o SPED PIS/COFINS, estas informações ficarão na cara do Fisco.
Abraços