x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 22.981

Lançamento entrada Cfop 5.124 - Indústria

Airton André da Cunha Neto

Airton André da Cunha Neto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 15:30

Boa tarde caros amigos!

A empresa "X", industria, do ramo de confecção de peças para o vestuário(Simples Nacional), emitiu uma nota com Cfop 5.901(Remessa para industrialização por encomenda) de camisetas para tingimento para a empresa "Y".
A empresa "Y" por sua vez, emitiu duas notas para a empresa "X", uma devolvendo as camisetas com o Cfop 5.902 (Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda) e outra com a cobrança da industrialização com o Cfop 5.124 (Industrialização efetuada para outra empresa).

Minha dúvida recai sobre a forma de escrituração da nota de entrada 5.124 por parte de empresa "X".
Pois essa mercadoria será utilizada para nova industrialização e comercialização. Assim não poderei escritura-la com o Cfop 1.124 (Industrialização efetuada por outra empresa), pois este Cfop é utilizado nos seguintes casos:

"1.124 - Classificam-se neste código as entradas de mercadorias industrializadas por terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial. Quando a industrialização efetuada se referir a bens do ativo imobilizado ou de mercadorias para uso ou consumo do estabelecimento encomendante, a entrada deverá ser classificada nos códigos “1.551 - Compra de bem para o ativo imobilizado” ou “1.556 - Compra de material para uso ou consumo”.

Como a mercadoria não se refere a bem do ativo e/ou uso e consumo, não poderei utilizar o Cfop 1.124.

Qual Cfop utilizar?

LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 16:05

Airton, boa tarde!

Você deve escriturar com CFOP 1.124.

Veja se você não está tendo um entendimento incorreto do texto:

"1.124 - Classificam-se neste código as entradas de mercadorias industrializadas por terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial. (insumos)

Quando a industrialização efetuada se referir a bens do ativo imobilizado ou de mercadorias para uso ou consumo do estabelecimento encomendante, a entrada deverá ser classificada nos códigos “1.551 - Compra de bem para o ativo imobilizado” ou “1.556 - Compra de material para uso ou consumo”.
(ativos/consumos)

Atenciosamente,

Leonardo Borges

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 11:18

Airton,

Então você deve utilizar o 1.124.

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade