x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 526

ICMS sobre operação de transporte iniciada em estado diverso

ELKE ROCHA DOS SANTOS

Elke Rocha dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 17:25

Preciso da seguinte orientação:
Uma transportadora com sede em GO, realiza embarques em outras UF esporadicamente e quando isso ocorre, na maioria das vezes o ICMS destacado é recolhido para o Estado onde originou o serviço através de uma GNRE.
Porém, revendo as operações (ainda manual, antes do CT-e e Sped), observei que em algumas situações o imposto é destacado no CTRC originado em estado diverso da sede porém não é recolhido antecipadamente e lançado a débito no Livro Registro de Saídas para o Estado de GO.
Está correto esse procedimento? O Estado de GO fica responsável pelo imposto não recolhido antecipadamente no Estado onde originou o serviço?
Como fica a escrituração de Saídas nos dois casos? Quando há o recolhimento antecipado e quando há o imposto a recolher?
Em tempo, me refiro a escrituração manual, antes da obrigatoriedade da eletrônica, pois estou fazendo levantamento fiscal nos exercícios de 2010 e 2011.
Desde já agradeço quem puder me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade