José Araujo Filho
Iniciante DIVISÃO 5 , Corretor(a)Olá amigos.
Novamente preciso de uma ajuda.
Tenho um empresa que desde 2004 estava parada, encerrei a atividade na Prefeitura de Guarulhos e não existe nenhum pendência com o município.
E desde então estou declarando a Receita como INATIVA.
Neste ano estou regularizando, alterando o ramo e meu novo contador me informou o seguinte:
***Como a empresa está com o cadastro municipal encerrado, ao iniciar novamente as atividades o muncípio cobra o equivalente a 5 exercícios retroativos, gerando um custo muito alto. Como se estivesse funcionando nos últimos anos. ***
Mesmo declarando inativa perante a receita federal , a Prefeitura de Guarulhos cobra isso, portanto, ele recomendou encerrar a empresa e abrir uma nova.
O contador parece um bom profissional e deve saber o que fala, mas achei muito estranho isso, a prefeitura pode fazer isso?
Por exemplo, a licença de funcionamento está por volta de R$ 500,00 anual.. então vão multiplicar por 5, e ainda pode cobrar outras coisas!
A prefeitura pode fazer isso mesmo? Não queria fechar a empresa, pois abri conta bancária, fiz cadastro nos fornecedores com essa empresa e etc.
Obrigado!