x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 7.627

Escriturar nota fiscal de devolução

Fernando Prado

Fernando Prado

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 08:57

Bom dia! Tenho uma dúvida muito grande, vou tentar explicar direito para que possam entender...
Meu cliente ele devolveu uma mercadoria sem mesmo entrar no estabelecimento dele, porém o fornecedor emite ao chegar na empresa dele uma nota de entrada como Devolução, quando vou importar as notas fiscais de entradas do meu cliente no mês, essas notas de devolução estão no registro de entradas. Que procedimento eu posso tomar em relação a isso? Até então aqui na empresa estamos escriturando essas notas de devolução no livro de Saídas, porém acredito estar errado pois a mesma não foi emitida pelo meu cliente e sim pelo fornecedor dele. E acredito que não possa ficar sem fazer nada pois essas notas de devolução a contrapartida delas estão nas entradas.
Fico no aguardo de uma ajuda!

Att.,
Fernando

Ademir Benedito da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 11:39

Bom dia Fernando,

Pelo meu ponto de vista o fornecedor do seu cliente emitiu a nota fiscal de forma errada, o seu cliente já havia feito a nota fiscal de devolução, portanto não havia a necessidade dele emitir a nota fiscal de entrada da mercadoria, ele emitiria a nota fiscal apenas se o seu cliente tivesse feito a recusa da nota fiscal no verso da mesma.
Como as duas são operações de saídas da mercadoria e está dando saída duas vezes da mesma mercadoria o estoque irá ficar errado, para resolver isso, creio que seria melhor o seu cliente emitir uma nota fiscal de entrada da nota fiscal que ele emitiu como devolução, para acertar o estoque e a operação ficar certa.

Atenciosamente,

-------------------------------------
“Habilidade só se ganha fazendo.” Ralph Waldo Emerson

Fernando Prado

Fernando Prado

há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 13:32

Boa tarde Ademir,

na verdade o meu cliente não emitiu nota de devolução por isso o fornecedor faz uma nota fiscal de entrada no estabelecimento dele. E essas notas quando eu importo o XML do meu cliente, elas estão no livro de entradas sendo que não deveria. Deu para entender?

há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 14:36

Boa tarde Fernando,

Se elas estão indo para o registro de entrada, você deve exclui-la e lançar manualmente nas saídas e na aba emitente colocar "terceiros", se você fez a escrituração da nota fiscal de venda do fornecedor seria esse o procedimento, mas se não foi feito a entrada da mercadoria não pode constar a saída na escrituração

Atenciosamente,

Fernando Prado

Fernando Prado

há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 17:07

Então Ademir, eu estou fazendo a escrituração delas nas Saídas mesmo, porém o programa que utilizado aqui na Empresa não tem essa opção de colocar "terceiros" então no destinatário eu acabo colocando o emissor da Nota Fiscal, no caso o que está dando entrada na mercadoria. Porém, não sei se está correto dessa forma. E sim, antes de fazer a escrituração na saída eu confiro se realmente teve a NF de entrada daquela devolução.

Eduardo Lopes, bem isso ai. Mas antes dele emitir essa NF de entrada referente a devolução, já existia uma NF de compra de mercadoria, conforme o Ademir falou logo acima.

há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 17:35

Boa tarde Fernando,

É estranho o seu sistema fiscal não permitir alterar o emissor para "terceiros", mas faça o lançamento normal nas saídas e no SPED Fiscal procure a nota fiscal e altere o emitente para "terceiros" para enviar a informação de forma correta.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade