x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 4.106

Venda de ativo imobilizado (Caminhão) há dois anos atrás.

Elizabete Cristina Brito Contreras

Elizabete Cristina Brito Contreras

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 17:07

Boa tarde galera

Preciso de um suporte porque estou totalmente perdida.

É o seguinte, fazemos a contabilidade de uma empresa do simples. Mas a pessoa responsável da empresa faz as coisas sem nos avisar...
Essa semana ligou uma empresa falando que comprou um caminhão da empresa que somos responsáveis a dois anos atrás, e que agora precisa de nota fiscal.
Não estávamos por dentro dessa operação, e agora também não sei como proceder. A empresa que cuidamos faz transporte de mercadoria então nunca precisamos emitir nota de venda anteriormente (só emito nota de serviço).

Sou de São Paulo e baixei o emissor gratuito de nota fiscal - NF-e... Esta correto? É por aqui mesmo?
Segundo, qual o código que utilizo?
Terceiro, estava procurando aqui no portal e vi que não haverá incidência de impostos ... É isso mesmo?

Bom, agradeço de verdade se alguém puder me ajudar !

Carlos Alvarenga Junior

Carlos Alvarenga Junior

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 17:23

Boa tarde

Tudo correto, não haverá imposto.

Você vai fazer uma venda de ativo imobilizado CFOP 5551.

O correto é fazer uma denuncia espontanea na receita estadual do seu município, alegando que a venda ocorreu a tempos atrás. Não tem como você tirar a NF retroativa.

Espero ter ajudado.

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 17:29

Elizabete Cristina Brito Contreras ,

Sim desde que não tenha o ganho de capital.
Concordo com o Carlos Alvarenga Junior quanto a denuncia espontânea. Os acréscimos para retificação são muito menores se comparados a um auto de infração.

att,

Eduardo Lopes
CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 12:06

Pessoal, estou numa situação parecida com essa. meu cliente comprou um caminhão financiado pela empresa , pagou as prestações e teve no final uma nota fiscal de compra do caminhão, em 2011, veja bem estamos em 2014 e eu não sabia... agora ele vendeu o caminhão e tenho que tirar uma nota fiscal de venda, entendo que entrou como ativo e agora é venda do ativo, mas eu não dei entrada na contabilidade, posso fazer essa entrada agora? como vou vender o que não entrou? foi financiado... e as parcelas anteriores???
complicado... mas alguém tem uma idéia?
Cristina

Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 15:49

Cristina da Silva Moreira Santos ,

Quanto a venda sem problemas, o único problema é que antes você deve levantar onde essa nota deveria constar, exemplo: livros, possíveis recolhimentos de diferencial de aliquotas, lançamentos contábeis, etc.. , para retificar o que for necessário.

att,

Eduardo Lopes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade