x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.002

Joao Glasner

Joao Glasner

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 18:39

Caros Amigos,

Minha duvida e relativo a preenchimento da DCTF. E o seguinte em Fevereiro tive o valor de R$ 2,57 a pgar de COFINS, no entanto não poderia emitir um DARF por este valor se baixo de R$ 10,00. O problema e que não sei como proceder para informar na DCTF que o pagamento de Fevereiro foi feito junto com o de Março. Quando tento preencher o Pricipal no valor do Debito e depois no valor do pagamento eu incluir os R$ 2,57 fica dando erro como posso realizar tal informação. Por favor me ajudem.

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 17:22

Boa Tarde, João.

EX: Valor apurado em 02/2007: 2,57(diferido p/ mês seguinte)
Valor a pagar em 03/2007: 10,00 + 2,57(02/2007)
Total a pagar de Março: 12,57.

No período de Fevereiro, lance o valor do débito(2,57). Não haverá pagamento.

No período de Março, lance o valor do débito(10,00), apenas de Março. Na ficha de pagamento lance os valores constantes no Darf (12,57(no campo "Valor Principal")), mas no campo "Valor pago do Débito" lance apenas o valor de Março(10,00).

O periodo de Fevereiro ficará em "aberto". Mas o preenchimento é dessa forma mesmo. Segundo a Receita, eles realizam uma auditoria interna, para resolver problemas desse tipo. Se ainda restarem dúvidas, no ficha "Pagamento com Darf" aperte a tecla F1(abre o Ajuda do programa), e veja o exemplo do item J.

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 16:35

Caro João, acho que me enganei na resposta e agora também estou em dúvidas. Prestando maior atenção no exemplo da ajuda que citei acima, notei que no mês 10/05 houve um débito de 9,00 e em 12/05 outro débito de 10,00. E é informado ali que pagamento de 9,00(feio junto com o de 10,00) deve ser informado no mês 10/05. Ou seja, mesmo o Darf tendo apuração 31/12/05, terei que informa-lo no pagamento com Darf do mês 10/2005.
O que eu respondi acima, só se aplica quando o Darf não foi pago até a data de entrega da Declaração.

Me desculpe pela falta de atenção. Espero que o tenha alertado a tempo.
Como surgiu a dúvida, criei o seguinte tópico em Legislação Federal: http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=14915
Acesse e veja se ajuda....

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 17:18

João e Jurandyr, boa tarde.

Quando o valor apurado fica abaixo de R$ 10,00, deve ser acumulado aos valores susequentes até completar o mínimo para recolhimento, sem prejuízo para a entidade no que concerne atualização monetária do débito.

Nesse caso, o valor de R$ 2,57 será informado somente na DCTF do período em que for acumulado e recolhido o montante.

Então, na DCTF de Fevereiro, você não informa nenhum valor.

Francisco Délio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade