x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.067

Envio de livros fiscais

isaias Hernan

Isaias Hernan

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 00:03

Boa noite!

Estou com uma pequena grande duvida..rs

Estou enviando os livros fiscais de uma empresa enquadrada no simples nacional, que se localiza no Distrito Federal.
Minha pergunta é; No meu sistema tenho a opção de zerar todas as aliquotas de ICMS, que para mim é uma maravilha, pois na hora de enviar os livros no validador da SEFAZ-DF não me dá nenhum erro e valida rapidamente, porém se eu não zerar a aliquota tenho que ir em nota por nota e fazer tais mudanças, teria algum problema eu enviar esses livros como essas aliquotas zeradas? Já lí algo que empresas do simples não geram créditos e nem tem retenções, baseado nisso posso enviar esses livros zerados?

PS: estou começando nessa área agora, se por ventura falei algo errado me corrijam, por favor.

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 14:18

Boa tarde Isaías,

Não sei de que sistema se trata pois sou de Sp.

Mas vou te responder considerando o fato da empresa em questão ser optante pelo Simples Nacional.

Empresas do Simples Nacional não destacam ICMS próprio / IPI nas notas fiscais, mas podem conceder permissão de crédito de ICMS quando o destinatário adquire para revenda ou industrialização.Porém, isso não é fator para destaque na nota e consequentemente nos livros fiscais. Também, não tem direito ao crédito de ICMS/IPI, logo nos livros fiscais de entrada não devem constar alíquotas nem valor de impostos.

O que você precisa verificar é o que diz respeito ao "zerar' as alíquotas, pois na verdade elas não devem existir , digo, ser destacadas nos livros.

Espero ter ajudado.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
isaias Hernan

Isaias Hernan

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 16:59

Olá, Leticia.

Então, esse zerar as aliquotas que me refiro e na hora de gerar o arquivo para enviar através do validador do DF.

Quando eu zero todas as aliquotas no meu sistema que é o LIDER, eu consigo gerar o arquivo que quando passa pelo validador do Df, não da erro algum e consequentemente o livro e enviado e assinado eletronicamente.
Porém quando não "zero" as aliquotas tanto de ICMS e IPI o sistema não valida a informação e não consigo gerar o livro eletrônico.
A empresa que me refiro é uma farmácia, que revende produtos das distribuidoras ao consumidor final (pessoas).

Creio que não tem problema, porém fiquei na duvida, por estar nesse ramo apenas 2 meses..rsrs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade