x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.067

Envio de livros fiscais

isaias Hernan

Isaias Hernan

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 00:03

Boa noite!

Estou com uma pequena grande duvida..rs

Estou enviando os livros fiscais de uma empresa enquadrada no simples nacional, que se localiza no Distrito Federal.
Minha pergunta é; No meu sistema tenho a opção de zerar todas as aliquotas de ICMS, que para mim é uma maravilha, pois na hora de enviar os livros no validador da SEFAZ-DF não me dá nenhum erro e valida rapidamente, porém se eu não zerar a aliquota tenho que ir em nota por nota e fazer tais mudanças, teria algum problema eu enviar esses livros como essas aliquotas zeradas? Já lí algo que empresas do simples não geram créditos e nem tem retenções, baseado nisso posso enviar esses livros zerados?

PS: estou começando nessa área agora, se por ventura falei algo errado me corrijam, por favor.

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 14:18

Boa tarde Isaías,

Não sei de que sistema se trata pois sou de Sp.

Mas vou te responder considerando o fato da empresa em questão ser optante pelo Simples Nacional.

Empresas do Simples Nacional não destacam ICMS próprio / IPI nas notas fiscais, mas podem conceder permissão de crédito de ICMS quando o destinatário adquire para revenda ou industrialização.Porém, isso não é fator para destaque na nota e consequentemente nos livros fiscais. Também, não tem direito ao crédito de ICMS/IPI, logo nos livros fiscais de entrada não devem constar alíquotas nem valor de impostos.

O que você precisa verificar é o que diz respeito ao "zerar' as alíquotas, pois na verdade elas não devem existir , digo, ser destacadas nos livros.

Espero ter ajudado.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
isaias Hernan

Isaias Hernan