x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 11.375

NFe é de obrigatoriedade do contador saber emitir?

Fernanda Furtado

Fernanda Furtado

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 16:38

Tenho vários clientes que me questionam sobre isso
A grande maioria porque não querem abrir a mão para ter um sistema que de suporte pago
Ai fica a pergunta: devo ou não entender sobre o programa que emite a nota fiscal gratuito disponibilizado pela fazenda, ou minha obrigação se limita em dar informações como códigos de CFOPs, alíquotas de impostos e etc... para emissão da nota???

VALENTIM SARRACINI
Articulista

Valentim Sarracini

Articulista , Suporte Técnico
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 16:42

Prezada Fernanda ,o contador em nada tem obrigação de saber sobre parte tecnica de softwares e sim apenas a orientação de quais dados irão na composição das notas, o grande problema e que ha muitos contadores despreparados pra isso e dão informação errada aos clientes.Ja peguei casos de contadores que não sabiam diferenciar CST de CSOSN mas ai ja outra questão.obrigado

Assessoria Contabil e Fiscal;
Suporte Técnico em programas de computador e emissor de NF-e;
17 anos de experiência em escritorios contabeis;
Editor de video profissional;
Assessoria Fiscal a nivel nacional ICMS Substituição Tributaria
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 16:52

Boa tarde Fernanda,

A questão é um pouco complexa, obrigação realmente o contador não tem, porém, se não nós, quem dará orientações ao cliente?

Tratando-se do emissor gratuito da NF-e acho interessante você saber o básico do funcionamento, dos demais programas, quem deve dar o orientações de uso é o suporte do programa.

Basicamente, precisamos saber dar as orientações e o suporte relacionado a nossa área, obrigação da parte técnica (funcionamento/modo de usar) do programa não temos nenhuma.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 17:00

Oi Fernanda.
Só para complementar o que o colega Fernando informou.
Temos sim que saber os tipos de tributação das empresas, o que é ST, e a legislação para que as notas não saiam de forma errada.
Mas a parte técnica só mesmo com o técnico.
Para isso, entrei em contato com um colega meu, que tem uma empresa de suporte técnico, e dei um toque a ele para ele aprender tudo sobre o programa. Foi o que ele fez.
Quando um cliente meu, precisa de orientação técnica eu indico ele, pois é o serviço dele. Nós não somos técnicos.
Agora quando ele tem alguma dúvida de algo novo na lei que ele não saiba, ele me liga, e assim... cada um faz o seu serviço.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil

Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Washington Iwasaki

Washington Iwasaki

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 17:13

Olá Fernanda! Além de não investirem em sistema com suporte, muitos não capacitam seus faturistas que muitas vezes são eleitos para esta função sem o devido preparo.
Entendo que o papel da contabilidade pode se estender à Capacitação do Funcionário, claro, como um serviço a ser cobrado.
Entretanto, em face às novas obrigações do SPED e a fragilidade de críticas do programa gratuíto que permite diversas distorções, seria muito conveniente que o escritório sugerisse um ERP (aqui estou puxando a sardinha para meu lado, mas acredito nisso).
De qualquer maneira, vejo na necessidade dos clientes diversas oportunidades de negócio!
Abraços e boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade