x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.306

NF Devolução Simples Nacional

Jonny Peterson Ribeiro

Jonny Peterson Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 18:06

Olá a todos.

Tenho uma empresa que é optante pelo Simples Nacional, esta emitindo uma NF de devolução com o código 6202, a minha dúvida é o seguinte, minha empresa terá que computar como receita está devolução e sendo assim recolher o DAS sobre esta operação?

"Ninguém é tão sábio que não possa aprender nem tão tolo que não possa ensinar."
Blaise Pascal
Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 2 outubro 2014 | 22:18

Boa Noite Jonny

A base de cálculo para a determinação do valor devido mensalmente pela ME ou EPP optante pelo Simples Nacional será a receita bruta total mensal auferida (Regime de Competência) ou recebida (Regime de Caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.

Considera-se receita bruta o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

A devolução de compra (cfop 6202) não é considerado receita.

Fonte: Resolução Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94, de 29 de novembro de 2011.
www.receita.fazenda.gov.br

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
Ademir Santos

Ademir Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 00:27

Olá Jonny, boa noite !

Vemos que a devolução não pode ser considera como uma receita, no entanto o imposto destacado em nota terá somente efeito de contrapartida da nota recebida, portanto não será calculado o imposto sobre receita.
Lembrando que a Devolução será contabilizada no Resultado como Dedução da Receita.

Att,

Ademir Santos

"Deus é que tem sabedoria e poder;
a ele pertencem o conselho
e o entendimento." Jó 12:13
Ademir Santos

Ademir Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 16:38

Olá Jonny, boa tarde !

Acrescentando o que eu disse a respeito da Devolução: "Devolução será contabilizada no Resultado como Dedução da Receita" quando for devolução de venda e Custo da Mercadoria Vendida quando for Devolução de Compra !

Att,

Ademir

"Deus é que tem sabedoria e poder;
a ele pertencem o conselho
e o entendimento." Jó 12:13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade