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Sobre impressão do recibo do cartão de crédito

Lucio Shogo Minowa

Lucio Shogo Minowa

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 15:10

Olá a todos.

Sou principiante aqui.
Gostaria que alguém me ajudasse em dirimir uma dúvida.
Tenho duas máquinas de cartão que utilizo nas minhas vendas na feira.
Sempre pergunto para os clientes se precisa do recibo e deixo de imprimir se o cliente responde que não.
Comecei a fazer isso após um dia que fiquei sem bateria, pois me disseram que a impressão era uma operação que gastava muita bateria.
Mas ontem, após a pergunta habitual que fiz: - "Vc quer o recibo?", a cliente retrucou: - "Isso é óbvio! Que pergunta?!".

Pergunto eu: É obrigatório imprimir a via do cliente e entregar mesmo o cliente não querendo?

Grato.

Lucio S. M.

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 15:55

Boa tarde Lucio Shogo Minowa

Tenho conta no Banco Santander, e quando pago uma conta lá, por exemplo, a máquina me pergunta se desejo imprimir o comprovante. Eu acredito que, isso não seja algo obrigatório. De qualquer maneira, oriento o senhor procurar o Procon de sua cidade, mais próximo, e se informar melhor.
Você pode também realizar uma pergunta diretamente ao Procon, através do site: http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp

Em uma pesquisa, encontrei a orientação de 2007, que diz:

"A FATURA E O COMPROVANTE DE VENDA FIQUE ATENTO PARA AS SEGUINTES SITUAÇÕES
A fatura é um documento que demonstra como o cartão de crédito foi utilizado em um determinado período. Nela o consumidor encontra informações como: limite de crédito, discriminação das despesas efetuadas, valor para pagamento total das despesas, valor para pagamento mínimo, data de vencimento, encargos contratuais (tarifas, juros, entre outros), etc.
Quando o consumidor efetua uma compra com cartão de crédito, o estabelecimento deve identificar o comprador, verificando se é o titular do cartão, e solicitar a assinatura no comprovante de venda, entregando-lhe uma cópia.
Ao receber a fatura, o consumidor deve conferir os valores lançados, com base nos comprovantes de venda que tiver em mãos. Caso não reconheça algum valor, deve solicitar esclarecimentos à administradora e, constatado erro, exigir o cancelamento da cobrança incorreta."

Fonte: file:///C:/Users/usuario/Downloads/Cartao_Credito.pdf

Perceba que, fica a cargo da administradora do cartão, dar as informações das compras ao cliente.

Portanto, eu acredito que não seja algo exigível, e que deve continuar sim, perguntando ao cliente se ele exige o comprovante. E mais, se isso fosse obrigatório, a Empresa responsável pelo software da maquineta, não inseriria essa opção, concorda?

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