x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 70.593

Operação com o CFOP 5118

Carlos Hubner

Carlos Hubner

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 10:04

Bom dia a todos os colegas do fórum,

Preciso de uma orientação com relação a utilização deste CFOP 5118.
É o seguinte, uma empresa "A" recebeu um pedido de industrialização de uma empresa "B" que por sua vez presta serviço para uma empresa "C".
A empresa "B" pede que a mercadoria industrializada seja entregue na empresa "C".
Para realizar este processo foram emitidas duas notas fiscais, uma com CFOP 5118 (Faturando em nome da empresa "B") e uma com o CFOP 5923 (Remessa para a empresa "C" à pedido da "B").

Gostaria de uma confirmação se este é mesmo o procedimento correto neste caso?

Agradeço desde já!

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." (Rm 10:9)
Carlos Hubner

Carlos Hubner

há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 11:42

Tedy,

É uma industrialização via Pedido de Compra do cliente, ele emite o pedido, compramos o material, fabricamos como ele deseja e vendemos.

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." (Rm 10:9)
Carlos Hubner

Carlos Hubner

há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 13:42

Tedy, no caso eu estou emitindo as duas notas fiscais, uma 5118 (de faturamento) envio para a empresa "B" e a outra 5923 (de remessa) envio para a "C" à pedido de "B". Mesmo assim está correto?

E a respeito de sua resposta surgiu uma dúvida, você disse "A empresa "B" esta fazendo uma Nf para acompanhar a sua NF CFOP 5923.", preciso de uma nota fiscal da empresa "B" para seguir junto com minha nota de remessa?

Desde já agradeço sua disposição em me ajudar!

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 13:52

Precisa sim, não é a empresa "B" que é q dona da mercadoria precisa de um NF dela de venda ou de outra coisa para voce fazer a sua baseada na dela.
Conforme o texto abaixo:
2.29 VENDA A ORDEM - EMISSÃO DE NOTA FISCAL PELO ADQUIRENTE ORIGINÁRIO EM FAVOR DO DESTINATÁRIO COM DESTAQUE DOS IMPOSTOS

O adquirente originário deverá emitir nota fiscal a favor do destinatário, com destaque do valor do imposto, quando devido, mencionando na Nota Fiscal o nome do titular, o endereço e os números de inscrição estadual e no CNPJ do estabelecimento que irá promover a remessa (vendedor remetente).

NATUREZA DA OPERAÇÃO : VENDA DE MERCADORIA ENTREGUE POR TERCEIROS.

2.30 VENDA A ORDEM : EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE REMESSA EMITIDA PELO VENDEDOR REMETENTE AO DESTINATÁRIO POR CONTA E ORDEM DO ADQUIRENTE ORIGINÁRIO

O vendedor remetente deverá emitir Nota Fiscal em favor do destinatário para acompanhar o transporte da mercadoria, sem destaque do valor do imposto, na qual, além dos demais requisitos, constarão como Natureza da Operação a expressão"Remessa por Conta e Ordem de Terceiro", o número de ordem, a série e a data da emissão da Nota Fiscal de Remessa Simbólica emitida pelo adquirente originário em favor do destinatário (item anterior), bem como o número de ordem, a série, a data de emissão e o valor da operação constante na Nota Fiscal de Simples Faturamento.
NATUREZA DA OPERAÇÃO : REMESSA POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS

ATT.
Tedy

roselaine germano

Roselaine Germano

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 09:29

Bom dia.

Estou precisando de uma ajuda.

Executei toda a operação de venda a ordem com as CFOP 5.118 e 5.923, contudo o material com a nota fiscal 5.923 foi devolvido pois a caixa chegou toda molhada e deteriorou o material.

Como proceder com a devolução do material quanto as CFOP's 5.118 e 5.923, em termos de qual o CFOP utilizar, em qual nota destacar os impostos e qual nota alimentará o meu estoque.

Obrigada.

Roselaine Germano
Encareg. Depto Fiscal e Faturamento
"Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede"
Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 14:30

Roselaine Germano, boa tarde.

Voce agora tera que fazer uma Nf de devolução dessa caixa que voltou deteriorada, essa NF de devolução sera feita de acordo com a NF com o CFOP 5118.

ATt.
Tedy

roselaine germano

Roselaine Germano

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 16:03

Tedy

Boa tarde.

Eu entendo que devido ser uma operação triangular eu deviria ter uma nota da empresa "B" para a "C" para onde a empresa "A" está enviando o material, mas no meu caso a empresa "B" é uma Associação, onde não é contribuinte e não está obrigada a emissão de nota fiscal, portanto não tenho essa outra nota fiscal.

Quanto a devolução, no meu entendimento só me resta a CFOP 1.949, tanto para a CFOP 5.923 quanto para a CFOP 5.118, porém somente na devolução desta nota fiscal é que os impostos serão destacados.

Por favor me corrija se eu estiver errada.

Obrigada.

Roselaine Germano
roselaine germano

Roselaine Germano

há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 09:06

Bom dia Tedy.

Fiz a devolução com a CFOP 1.949 tributando os impostos.

Só mais uma pergunta, eu não poderia neste processo emitir uma nota fiscal de devolução da CFOP 5.118 com o CFOP 1.201? Não seria o mais correto afinal de contas é um material produzido pela minha empresa.

Obrigada.

Roselaine Germano

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade