Italpneumatica Comercial Ltda
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ComercialPrezados,
Por favor, preciso esclarecer um procedimento contábil referente a importação.
Fazemos importação direta de produtos pneumáticos e assim que o material chega ao Brasil a despachante aduaneira faz todo o procedimento necessário e manda um esboço em Excel para que seja emitida a NF de entrada.
Eu verifico o valor total dos produtos e o valor final que deve constar na NF. A diferença entre a soma dos produtos e o valor final da NF eu faço um rateio pelo total de itens e lanço como "despesas aduaneiras", pois, no campo de Notas Adicionais vou destacar cada valor de imposto (ICMS; PIS; Cofins; Tx Siscomex) que está sendo cobrado.
O problema é o ICMS!
Até então, eu pensava que o valor utilizado para crédito (Lucro Presumido) era o valor pago na GARE, independentemente do que constava na NF de Entrada; pois, os valores lançados como “despesa aduaneira” eu não acrescento na base de cálculo do ICMS. Desta forma, o valor que aparece no campo ICMS da Nota de Entrada é menor que o valor pago na GARE.
A contabilidade apurou o ICMS a menor, uma vez que considerou o valor que aparece na NF de Entrada e não o que consta na GARE. Fiz o procedimento errado por muito tempo e só agora foi sinalizado esse erro.
Qual a maneira correta de emitir a NF de Entrada na Importação?
É possivel reaver a diferença do ICMS nessas notas? A empresa é lucro presumido e trabalha no sistema de débito/crédito do ICMS e acabou sendo prejudicada, ficando com o crédito menor.
Obrigada!!