x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.279

Cobrança devida de ISS - Imposto Sobre Serviços

Márcia

Márcia

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 14:07

gostaria de saber se é correta a cobrança do iss pelo município, quando a empresa trabalha com locação de software e possui sede de suporte em outra cidade.
se for correta a cobrança ou não colocar a fundamentação legal obrigada.

Anderson  França

Anderson França

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 14:54

Boa tarde Márcia,

Segundo a LC. 116 de 31 de julho do 2003, no seu Art. 3º diz "o valor do ISS é devido para o local do estabelecimento do prestador".

Resumindo, o valor de ISS é devido para o município onde sua empresa está situada.

Att,

Anderson França.

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 15:29

Boa tarde,

Reiterando o que o colega Anderson França, o ISSQN referente a essa atividade de software é devido no município da sede.

Mas, tem aquelas capitais (São Paulo e Curitiba por exemplo) que obrigam, por lei municipal, que os tomadores do serviço recolham o ISSQN também para essas cidades caso a empresa prestadora não tenha cadastrado seus dados no departamento tributário.

Exemplos do Tópico:

Prestador: Santo Antônio de Jesus/BA
Tomador: Feira de Santana/BA
ISS: Devido para Santo Antônio de Jesus/BA e recolhido pelo prestador.

Prestador: Santo Antônio de Jesus/BA
Tomador: São Paulo/SP
ISS: Devido para Santo Antônio de Jesus/BA recolhido pelo prestador, porém o prestador deve fazer seu cadastro em SP para não sofrer retenção (para SP não importa se o ISS é devido na cidade baiana, o que eles querem é que as empresas provem que não são "fantasmas" ou operem em seu território de forma ilegal).

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies