x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.379

Livro de Registro de Apuração do ICMS-ST

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 18:07

Boa tarde prezados,

A empresa em que trabalho está sob fiscalização. O fiscal me solicitou o registro de apuração do ICMS-ST, para comprovar os valores da origem das guias. Apresentei a ele o relatório do ICMS-ST gerado pelo nosso sistema (ALTERDATA) pelo qual geramos a guia, e ali se encontra os valores do ICMS-ST e do FECP-ST.
Saberiam me informar se há algum layout especifico como o Livro de Apuração do ICMS, ou alguma legislação que impões essa obrigatoriedade?
Vasculhei tudo o que foi possível mas não encontrei nada.
Preciso da ajuda de vocês!!!
Obrigado!

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 09:11

Bom dia, Daniel Alves da Silva!

Acesse o link para obter mais informações sobre seu questionamento.

Onde posso encontrar instruções quanto à escrituração fiscal a ser adotada por contribuinte que receba ou remeta mercadoria sujeita ao regime de Substituição Tributária?

A Resolução SEFAZ n° 537/2012, trata em seu capítulo VII da escrituração fiscal a ser adotada por contribuinte que receba ou remeta mercado
ria sujeita ao regime de Substituição Tributária:

“Capítulo VII - Da escrituração fiscal a ser adotada por contribuinte que receba ou remeta mercadoria sujeita ao regime de Substituição Tributária.

Art. 14. Observado o disposto nos Capítulos II e III do Título V Livro II do RICMS e da disciplina específica de que trata o art. 17 desta Resolução, o contribuinte que receber de dentro ou de fora do Estado mercadoria sujeita à substituição tributária, sem que a retenção ou o pagamento antecipado do imposto tenha sido feito, deve, na qualidade de responsável pelo pagamento do imposto relativo às operações subsequentes, escriturar o livro Registro de Entradas da seguinte forma:

I - a nota fiscal relativa à aquisição deve ser escriturada na coluna "Outras" de "Operações sem Crédito do Imposto";

II - a base de cálculo e o valor do ICMS relativo à substituição tributária devido pelo responsável devem ser escriturados na coluna "Observações", utilizando-se colunas distintas para tais indicações, sob o título comum "Substituição Tributária", na mesma linha do lançamento da nota fiscal correspondente à aquisição e totalizados no último dia do período previsto para apuração do ICMS substituição tributária.

www.fazenda.rj.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade