x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 5.105

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA AUTO PEÇAS

Josineide de Souza Brito

Josineide de Souza Brito

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 18 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 16:13

Tenho uma empresa o qual é RPA e entra na substituição de Auto Peças a minha dúvida é a seguinte:
O decreto 52.804 de 13/03/08, diz no Artigo 313-a que as vendas o qual for feita em território paulista deverá sair com destaque de substituição tributária na Nota Fiscal; até aí eu entendi...
Agora saiu no regulamento do ICMS ; Título II da retenção antecipada, da suspensão, do diferimento e do pagamento antecipado do imposto... No artigo 264 diz assim:
- Salvo disposição em contrário, não se inclui na sujeição passiva por substituição, subordinando-se às normas comuns da legislação, a saída, promovida por estabelecimento responsável pela retenção do imposto, da mercadoria destinada a (lei 6374/89 art 66f, i, na redaçao da Lei 9176/95, art 3 e convenio icms81/93 que NÃO DEVERÁ DESTACAR O ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA quando o produto destinado a venda for para integração ou consumo em processo de industrialização; é correto isso?

Não sei o que eu faço agora meu cliente além de efetuar a venda deverá perguntar para que fins terá o produto vendido?

claudia  tavares

Claudia Tavares

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 16:23

Geralmente quem tem que informar é o comprador que a mercadoria se destina a industrialização.

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará." (Lao Tsé)
CLAYTON LEMOS DUARTE

Clayton Lemos Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 14:15

Boa Tarde Josineide de Souza Brito

Veja bem a empresa optante pelo o Simples Nacional não deve destacar o ICMS ST 52.804 ela apenas deve efetuar um levantamento do estoque desses produtos que estão sujeitos a ST em 31/03/2008 e efetuar o recolhimento do ICMS ST com IVA 46% (portaria cat 33) e recolher em 6 parcelas ok....
Observe que a partir de agora ele vai adquiri as mercadorias e elas já vão vim com ICMS retido Por ST...o ele deve fazer é na hora da saida da mercadoria ele está obrigado a informar para o fisco a ST (situação tributaria deste produto) a NBM/SH a classificação fiscal (que já vem na nota de compra) a legislação do ICMS que rege a ST do produto e informa a parcela paga pelo seu fornecedor por substituição tributaria inclusive você deve informar a parcela paga referente ao levantamento do estoque. (informe a legislação que obriga esse recolhimento)
Agora quando ele receber a mercadoria de outro estado que não tem protocolo com SP seu cliente deve recolher o ICMS TS na hora da entrada do produto no estabelecimento ( art 426-A) ok.
Sugiro que dê uma olhadinha no decreto 52804 de 13/03 na portaria CAT 33/2008 e também artigo 274 e 278 do decreto 45490/2000

Espero ter lhe ajudado.......

Clayton Lemos Duarte Contador e Consultor fique por dentro de tudo acesse nosso site: [email protected]
Josineide de Souza Brito

Josineide de Souza Brito

há 18 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 14:26

Boa tarde Clayton !!!
Eu esqueci de um detalhe a empresa é optante pelo simples nacional mas é industria, não é só as de comercio que precisa ser feito o levantamento de estoque?

E a minha dúvida maior é em relação as RPA, que no caso se fazer uma venda para o Estado de SP e for destinada a consumo ou industrialização não fará o destaque do icms subst. tributária vc sabe me informar se é assim que devemos proceder?

Obrigada pela atenção...

CLAYTON LEMOS DUARTE

Clayton Lemos Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 14:38

todas devem efetuar o levantamento do estoque e recolher o ICMS ST em até 6X...
Quanto a RPA ela deve sim reter e recolher o Imposto nos termos do protoco 99/2007 caso seja fabricante de auto peças. você não falou se é ou não...
sempre que ela efetuar a venda de produto que esta obrigado a reter o ICMS ST, ela vai ter que reter esse imposto e inforar toda a legislação.....
pra te falar melhor eu precisaria saber que produto fabrica, de que forma é vendido isto é o CFOP que vc esta usando......

mas se seu cliente é RPA ele deve sim recolher esses produtos por substituição tributaria..salvo se ele vender para outro estado que não tenha firmado protocolo com SP....

Grato....

Clayton Lemos Duarte Contador e Consultor fique por dentro de tudo acesse nosso site: [email protected]
Josineide de Souza Brito

Josineide de Souza Brito

há 18 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 14:55

Você pode me dizer qual é a lei que fala que tanto industria e comercio deverá fazer o levantamento do estoque?
Ela é fabricante de auto peças sim... entra na parte de lentes, lanternas, faróis...
Ela está emitindo as Notas Fiscais com o CFOP 5.401, está correto? e quando não tem substituição tributária 5.101;
No caso é a primeira empresa que eu faço que tem substituição tributária; como eu faço a GARE no final do mês dessas Notas Fiscais ? Qual o código da Receita utilizado? E a gia como devo proceder? Sinceramente estou perdida, é muita informação e mudanças para uma pessoa só, rs

Obrigada Clayton, se você puder responder mais essas dúvidas ficarei agradecida.

Josi

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies