x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 3.039

Escrituração de Livros de Serviços (Tomados/Prestados), aind

Tatiane Shimohara

Tatiane Shimohara

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:37

Com esta era digital, onde as notas fiscais de serviços são eletrônicas, ainda precisa fazer os Livros de Serviços (Prestados/Tomados) em capa dura ?

Sei que isso pode variar de município para município, mas em regra geral como está isso ?

Sendo mais específica em São Paulo e municípios próximos, como fica esta siutação?

Sei que no estado de Minas Gerais, praticamente eles ainda utilizam um programa para fazer esta escrituração.

Obrigada, fico no aguardo.

Geovane Francisco da Silva

Prata DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 15:53

Boa tarde, Tatiane
Quando se da inicio de uma fiscalização Municipal, atente-se pelo fato de que os fiscais ainda exigem os livros, então por uma questão de ética para conservação destes ainda se fazem necessarios sua encadernação.

Prata DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 17:01

Tatiane, nos municipios do ABC se usa um sistema chamado GISS ONLINE ok, e após o encerramento do mês ainda se tem a obrigação da impressão destes livros tanto de serviços tomados quanto o de serviços prestados e ainda estes estão vindo com seus respectivos termos de abertura e de encerramento, como a um bom tempo não estou mais trabalhando mais com a Prefeitura de SP (NFTS), creio eu que seja também da mesma maneira.

Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:22

Pessoal Bom Dia

A empresa acabou de ser aberta.
Não existe ainda nenhum tipo de atividade de fato.
A partir de quando devo iniciar a escrituração destes livros?
Não se se a partir do inicio de fatos com notas emitidas e tomadas ou se agora mesmo que sem nenhuma moviemntação
A empresa ser optante pelo simples nacional faz alguma diferença?

Podem me ajudar?

Obrigada

Tatiane Shimohara

Tatiane Shimohara

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:42

Olá Flávia,

Se ainda não está inscrita no município, logo você irá fazer esta inscrição pois independente de ser serviço deverá possuir esta inscrição.

Se a atividade da empresa for serviço, assim que você inscrevê-la, já se dará início a uma numeração(livro nº1) de livro.

Mesmo que não tenha movimentação, o ano desta inscrição/abertura, será uma numeração, cada ano tem uma numeração respeitando o número de páginas (500 páginas).

Mesmo que no ano não tenha utilizado as 500 páginas, no próximo ano será a numeração seguinte(livro nº2).

Mas o livro só deverá ser impresso em Janeiro do ano seguinte ao ano referência mesmo que sem movimentação, pois é quando se faz apurações de Dezembro.

No seu sistema ao imprimir o livro irá conter abertura, páginas mensais sobre a movimentação referente a cada mês e descrito (SEM MOVIMENTO) e o encerramento.

Era esta sua dúvida ?

Espero ter ajudado...

Fico no aguardo do Feedback.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade