Thais Cristina Nobrega da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalObrigada Reinaldo!
respostas 346
acessos 279.935
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalObrigada Reinaldo!
Rodrigo Espineli Lourenco
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Recursos HumanosBoa Tarde a todos.
Venho mais uma vez, pedir o auxilio de vocês.
Temos uma empresa de São Paulo/SP, Simples Nacional no Ramo da construção Civil, mas que não possui mais empregados, neste mês de Janeiro começou a prestar serviços a uma empresa de Mairiporã, que solicitaram a retenção de ISS na fonte.
Sei que o imposto deve ser pago no local da prestação do serviço.
LC Nº 116, DE 31/07/2003
Art. 3o O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXV, quando o imposto será devido no local: (Redação dada pela Lei Complementar nº 157, de 2016)
I – do estabelecimento do tomador ou intermediário do serviço ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hipótese do § 1o do art. 1o desta Lei Complementar;
7.02 – Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS).
Minha duvida é quanto a Alíquota do ISS a ser retido.
Instrução Normativa SF/SUREM nº 08/2011.
Art. 1º, § 1º. A tabela constante do Anexo 1 deverá ser utilizada para recolhimento do Imposto devido pelos:
I - prestadores de serviços estabelecidos no Município de São Paulo;
7.02 Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obra hidráulica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). PJ 5%
Devo seguir esta tabela do municio de Mairiporã
Ou seguir a Tabela do Simples Nacional
Simples Nacional Anexo IV
Receita Bruta em 12 meses (em R$) Alíquota IRPJ CSLL COFINS PIS ISS
De R$ 0,00 a R$ 180.000,00 4,50% 0,00% 1,22% 1,28% 0,00% 2,00%
De R$ 180.000,01 a R$ 360.000,00 6,54% 0,00% 1,84% 1,91% 0,00% 2,79%
De R$ 360.000,01 a R$ 540.000,00 7,70% 0,16% 1,85% 1,95% 0,24% 3,50%
Agradeço desde já,
Rodrigo.
Labor-contábil
Articulista , Contador(a)Rodrigo,
A empresa prestadora de serviço de construção civil de São Paulo, deve informar ao tomador a qual alíquota estará submetido no Simples Nacional, para que o tomador possa fazer a retenção.
Se isso não for feito, o tomador de Mairiporã realizará a retenção de acordo com a alíquota aplicável pela legislação desse município.
{...}
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Caro Revson Vasconcelos Alves,
Tenho uma informação diferente a respeito da não informação da aliquota quando o prestador é optante do Simples Nacional, estou anexando trecho do artigo 21 da Lei Complementar 123/06:
Rodrigo Espineli Lourenco
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Recursos HumanosMeus sinceros agradecimentos a Reinaldo Fonseca e Revson Vasconcelos Alves.
O tomador queria a retenção de ISS direto no valor de 5 % conforme legislação municipal (município de Mairiporã).
Utilizarei a tabela do simples em que a empresa se enquadra, e farei o destaque na nota fiscal.
Mas uma vez, muito obrigada pelo esclarecimento.
Cilmara Gonçalves Papalardo
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa tarde, preciso de auxilio.
Uma empresa, Simples Nacional, prestou serviços de corretagem de câmbio, aqui mesmo na cidade de São Paulo, porém, o tomador do serviço insiste para que haja retenção de 5% do ISS na nota emitida.
Aleguei que, a empresa é Simples Nacional e, por este motivo, paga ISS pelo DAS (2%) e que, se houver destaque, a mesma não poderá se creditar do valor.
Alguém saberia me dizer se há no PGDAS um campo para informar o valor do ISS retido, eu já procurei e não encontrei nada, alguém poderia me ajudar ?
Ele está me bombardeando com partes da legislação onde é citado as retenções, mas pelo que pude perceber, seriam retenções para empresas da construção civil.
Luciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Cilmara no anexo que voce recolher tem a opção de iss retido por substituição tributaria
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalLuciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Você vai destacar o percentual o qual esteja na tabela atual que você recolhe o simples.Exemplo 2,79%
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Cara Cilmara Gonçalves Papalardo,
Somente para completar a correta resposta do colega Luciano Fayer Bastos, o amparo legal para tal está no art 21 (que eu havia postado dia 20/01/2017).
Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal Reinaldo Fonseca , Luciano Fayer Bastos.
Agradeço imensamente pela atenção e ajuda de vocês.
Luciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Reinaldo obrigado pelo complemento.Cilmara disponha
Breno Pimenta Ribeiro Lima
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa Tarde,
Tenho uma NF de serviço tomado e nesta nota não há impostos retidos, porém no campo "Valor dos serviços" é informado o "Valor do ISS'.
Entendo que por não terem impostos retidos não há obrigação do tomador em paga-los, correto? Neste caso, o prestador é que irá pagar o valor de ISS?
Em resumo, para que serve esta informação do Valor de ISS, quando não há retenção de impostos?
Att.
Carlos Roberto Deoliveira
Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) TributárioBreno ,
Não é bem assim , dependo do serviço o tomador tem que reter mesmo que na Nora ão tenha destaque e pedir que a NF seja corrigida
Abs
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Caro Breno Pimenta Ribeiro Lima,
O principal é nos atermos a legislações sobre os assuntos que estamos analisando. no caso que comentou, o simples fato de não existir a retenção na nota fiscal, não indica que não tenha que reter, para afirmar isso precisamos conhecer a legislação a respeito do assunto, se no seu caso o tomador for um substituto tributário, nomeado por força de lei, ele deve pedir para que a nota seja corrigida e deve reter o ISS.
O valor de ISS consta na nota por ser uma informação importante, onde alguma prefeitura irá receber esse valor, pois mesmo que o tomador não faça a retenção para posterior recolhimento o prestador irá recolher esse valor.
Breno Pimenta Ribeiro Lima
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeObrigado amigos.
Irei estudar as legislações pertinentes, para ter melhores condições de identificar os casos de retenção mesmo sem indicação na NF.
Att.
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom dia !
Estou com um problema! Um prestador de serviço, emitiu uma nota fiscal eletrônica para pagamento. Na mesma consta que a empresa é SIMPLES NACIONAL.Entretanto ao consultar o cnpj da empresa para saber se realmente ela está enquadrada no SIMPLES, descubro que a mesma não é.
Por se tratar de cessão de mão de obra, ocorre o recolhimento de INSS e Iss.
Gostaria de saber como farei o recolhimento do ISS. Pois ao entrar no site da prefeitura e consultar as notas (através da senha web), a empresa declara ser optante do SIMPLES, e não consta o recolhimento do imposto. Poderei recolher através da Guia Avulsa de DAMSP?
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Cara Thais Cristina Nobrega da Silva,
Se a empresa consta na Nota Fiscal como optante e não é, pessoalmente, pediria primeiro para a empresa corrigir a nota, nem aceitaria uma nota errada.
Oruam
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadeprezados, boa tarde,
Sou iniciante na area tributaria e preciso de ajuda.
Estou com uma situação que tenho que emitir uma NFSe pela prefeitura de Saquarema-RJ onde a empresa prestadora do serviço é da cidade e o serviço de construção civil está sendo realizado na cidade tbm. A empresa tomadora do serviço, esta locada no Rio de janeiro e NÃO é optante pelo Simples Nacional.
É a primeira vez que tenho que emitir NFSe, pesquisei e verifiquei que o cód. do serviço é 07.02, a aliquota é de 5% e o tomador que pagaria o ISS, correto? estou correto? Tem mais alguma particularidade que possam me alertar?
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Caro Oruam,
Como é iniciante vou te dar uma pequena dica para minimizar as duvidas.
Para saber em que município o ISS deve ser recolhido vc deve analisar somente qual o serviço foi realizado, se existe CEPOM(ou algo similar nos municípios envolvidos) e onde está o estabelecimento do prestador.
O local do estabelecimento do tomador e se o tomador ou prestador é ou não optante do simples nacional são informações irrelevantes para saber onde recolher o ISS. Considerando que estamos tratando de contribuintes que recolhem o ISS sobre o faturamento e não ISS fixo.
O subitem da Lista de Serviços para construção civil é o 7.02, apesar que podem existir "tarefas" específicas que se enquadram em outros subitens como por exemplo o serviço de engenharia que é o subitem 7.01.
Quanto a alíquota vc deve analisar se o prestador é optante, o fato do tomador ser ou optante não é determinante para sabermos qual a alíquota. Se o prestador for optante terá de ver em que faixa ele está enquadrado no momento e se não for terá de ver qual a alíquota do município onde foi prestado o serviço para o subitem 7.02.
Qualquer duvida pode questionar novamente.
Oruam
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeCaro Reinaldo, obrigado pela sua ajuda e atenção.
Não consigo encontrar respostas se terei que recolher impostos federais, ja que a TOMADORA não é Simples nacional.
No meu caso, veja se estou correto?
A empresa no qual emitirei a nota, A PRESTADORA do serviço, É OPTANTE pelo Simples Nacional, localizada no municípios de Saquarema onde o serviço está sendo prestado.
Irei somente demonstrar na nota o valor do ISS de 5%. Estou correto? E posteriormente recolherei o DAS.
Att,
Muito obrigado
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Caro Oruam,
Vc misturou as coisas... são duas analises distintas...
1 - local onde será colhido o ISS... não é determinante! A legislação analisa onde o prestador está estabelecido e onde o serviço foi realizado.
2 - Alíquota do ISS ... é determinante! Quando é optante tem usar os Anexos e quando não é tem usar as alíquotas dos municípios.
Seu caso:
Se a faixa do Anexo ao qual a empresa está sujeita estiver em 5% está correto.
Oruam
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeEsclarecido Reinaldo.
Muito obrigado!!!
Suelen
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde, Pessoal.
Estou com uma dúvida urgente!
Aqui no escritório nós temos uma empresa de construção civil - anexo IV do Simples Nacional.
Ela prestou um serviço de; 01023 - Execução de obras de const. civil, para uma empresa de São Bernardo. O tomador do serviço está nos informando que o Iss nesse caso deve ser retido pelo tomador, porém ao emitir a nota o campo para informar que Iss foi retido não fica habilitado e assim nós não conseguimos informar a alíquota do Iss, nem que o ele foi retido.
O que eu devo fazer nesse caso??!
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Cara Suelen,
O Serviço que descreveu está relacionado ao subitem 7.02 da Lista de Serviços da Lei Complementar 116/2003, e para esse serviço o ISSQN deve ser recolhido onde o serviço foi realizado, portanto, correto o pedido do tomador em reter o ISS.
Recomento que procure a prefeitura de seu município e veja o que está acontecendo com o sistema deles, outro detalhe, é verificar se está utilizando o subitem correto ao emitir a NFS-e.
Suelen
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalObrigada Reinaldo!
Porém, o sistema da Prefeitura de SP só nos deixa informar que foi retido quando marcamos a opção "Tributado fora de São Paulo" no local de incidência.
Tania Regina
Prata DIVISÃO 1 , Gerente ContabilidadeOlá Suelen...bom dia!
É exatamente isso que você precisa fazer. Marcar essa opção, pois o ISS desse código de serviço é devido no local onde o serviço é prestado, ou seja, em São Bernardo. E é obrigação do tomador reter.
Suelen
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalEntendi, obrigada Tania!!!
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom dia!
Estou com uma dúvida.Um prestador de serviços de vigilância,segurança ou monitoramento de bens e pessoas( Cód. de serviço 07870), optante pelo simples nacional, deve reter ISS?
A nota que o prestador nos enviou não possui destaque do imposto, mas o cód. do serviço , segundo o site da prefeitura de São Paulo, retém o imposto.Como procedo?
Reinaldo Fonseca
Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)Cara Thais Cristina Nobrega da Silva,
O serviço a que se refere está relacionado ao subitem 11.02 da Lista de Serviços da Lei Complementar 116/2003, e em conformidade com o artigo 3º da referida lei o ISS é devido onde o serviço é executado, por esse motivo, independente de legislação, acho interessante a retenção para facilitar o recolhimento.
Recomendo que peça para ele corrigir a Nota Fiscal.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade