Mariana Nogueira
Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)Boa tarde.
Eu tenho uma empresa que vende produtos para todo Brasil.
Mas estou tendo um pouco de dificuldade de encontrar CFPO´S de devolução.
Quais seriam?!
Agradeço a compreensão de todos.
respostas 6
acessos 1.374
Mariana Nogueira
Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)Boa tarde.
Eu tenho uma empresa que vende produtos para todo Brasil.
Mas estou tendo um pouco de dificuldade de encontrar CFPO´S de devolução.
Quais seriam?!
Agradeço a compreensão de todos.
Geovane Francisco da Silva
Prata DIVISÃO 5 , Analista FiscalMariana, vc não deixou muito claro, do que se trata esta empresa idustria, comércio ?
Mariana Nogueira
Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)Desculpe Geovane. Seria Comércio. Qual é a numeração inicial de notas de devolução?!
Prata DIVISÃO 5 , Analista FiscalCFOPs
1.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros (DENTRO DO ESTADO)
2.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros (FORA DO ESTADO)
1.411 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária
2.411 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária
Quanto a pergunta da numeração inicial da nf de devolução, mais uma vez não entendi, mas tentarei responder.
Acredito que deva ser as notas fiscais de entrada emitida pela propria empresa ok, veja pode seguir a mesma numeração das notas fiscais de saidas apenas quando for emitida devera escolher a opção de entrada ok.
Ou podera emitir com uma série diferente, assim vc pode distinguir qual série é para nf de saida e de entrada, se voce optar por uma serie diferente podera emitir com a numeração 000001 em diante.
Leidislaine Samara de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Bom dia,
Um cliente nosso que trabalha com recebimento de mercadorias em consignação, precisou fazer a devolução de algumas mercadorias ; e passou para o fornecedor dele , que ele não teria como emitir NF- de Devolução, então seu fornecedor fez nota de Devolução por conta Própria, colocando a como uma nota de Entrada para eles, e em baixo na descrição da nota eles colocaram a que nota a mesma se fazia referente.
Bom a minha dúvida então é: isso é permitido, válido? e se sim como eu lançarei essa nota em meu sistema , uma vez que ela não será de entrada na empresa do meu cliente e sim de saída?
Prata DIVISÃO 5 , Analista FiscalBom dia, Leidislaine
1º porque o seu cliente se recusou a fazer a nota de devolução? (não deveria)
2º o fornecedor quando emitiu a nota fiscal de Remessa em Consignação, ele ficou com uma nota fiscal em aberto que precisa de retorno.
3º o fornecedor emitiu uma nota fiscal de entrada para acertar a nota fiscal de saida dele ok.
Voce só tera que lançar no seu cliente a nota fiscal de Remessa que o fornecedor enviou para ele, mas veja mais uma vez não sei o porque seu cliente se recusou de fazer uma nota fiscal de retorno, se voce verficar esta com uma entrada no seu cliente mais sem retorno.
Diogo Dias de Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom Dia, Leidislaine.
O correto teria sido o seu cliente emitir a NF, para que a mercadoria desse saída do estoque dele.
Sim é permitido que a própria empresa emita uma NF de devolução para si, esses casos acontecem com mais frequência quando o cliente e consumidor final ou não tem I.E, assim não podendo emitir NF, a própria empresa fica responsável da emissão da Devolução. Mas nesse caso o fornecedor emitiu uma NF com CFOP 1202 ou 1411, assim sendo uma entrada para eles, o fornecedor vai ter NF de devolução assim o estoque dele estará composto das mercadorias devolvidas, agora tem a questão que estas mercadorias ainda "constam" no estoque do seu cliente pelo fato de não ter acontecido a emissão da NF, essa NF emitida pelo fornecedor não pode ser lançada como saída muito menos como entrada.
Não pode ser saída por que não foi seu cliente que emitiu.
Não pode ser entrada por que não foi uma devolução de venda por parte de seu cliente.
OBS: Na devolução de mercadoria remetida em consignação mercantil:
I - o consignatário emitirá nota fiscal contendo, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte:
a) natureza da operação: Devolução de mercadoria recebida em consignação;
b) base de cálculo: o valor da mercadoria efetivamente devolvida, sobre o qual foi pago o imposto;
c) destaque do ICMS e indicação do IPI nos valores debitados, por ocasião da remessa em consignação;
d) a expressão "Devolução (parcial ou total, conforme o caso) de mercadoria em consignação - NF nº (...), de (...)/(...)/(...)".
II - o consignante lançará a nota fiscal, no livro Registro de Entradas, creditando-se do valor do imposto.
Espero ter ajudado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade