x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.322

DEVOLUÇÃO DE ITENS DE CUPOM VERSÃO NFe 3.10

EVERALDO

Everaldo

Bronze DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 16:25

Boa tarde todos,

Atualmente trabalhamos com a versão do nosso emissor 3.10 (atualizada)
e nesta nova versão tudo deve se referenciar em questão de devolução
a minha duvida é:
Posso emitir nota de devolução de apenas 1 ITEM de um CUPOM FISCAL( com 10 ITENS) ?
ou não sou obrigado a devolver o cupom fiscal todo ?

desde já agradeço!

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 16:58

Bom dia, Everaldo!

Essa dúvida é algo que discutimos hoje aqui no fórum. A devolução de consumidor final é algo que deve causar alguns transtornos para nós contadores, uma vez que vamos ter que referenciar o documento de origem à devolução.

No meu caso, um supermercado de médio porte, que recebe algo entorno de 30 a 50 itens devolvidos por dia pelos seus clientes (consumidor final) terá um belo trabalho. Assim sendo, de acordo com que dispõe a nova regra, teremos que emitir uma nota para cada item devolvido, uma vez que não se referem ao mesmo cupom. Trabalho árduo, oneroso e complexo para nós.

No seu caso, percebo que não haverá a necessidade de devolver todo o cupom, apenas o item devolvido. Já imaginou como vai ser tal tarefa em um supermercado de médio e grande porte? Teremos muito trabalho daqui pra frente. O governo meio que complicou esse procedimento, ele não se atentou pelo o que acontece na prática.

Mas é isso, no seu caso, não será necessário devolver todo o cupom, apenas o item devolvido.

Se conseguiu fazer isso, avisa aqui como consegui fazer.

Abraço!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade