x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.230

NF Complementar

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 10:19

Bom dia a todos!
Temos uma empresa (industria) que vendeu uma mercadoria a outra empresa como "uma venda comercial, 6.102", com IPI não integrando a base de cálculo do ICMS.

Agora, a empresa compradora diz que a mercadoria será de uso e consumo e o IPI deve integrar a base de cálculo do ICMS, pedindo uma NF complementar de ICMS, fazendo o seguinte: (BC+IPI) x %ICMS e calcula a diferença.
Mas verificando a IN

www.fazenda.mg.gov.br

o cálculo é bem complexo, e muda não só o valor do ICMS, do IPI, bem como o valor total!

Como faço para emitir uma NF complementar deste tipo?

Muito Obrigado.

Rose Telles

Rose Telles

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 18:05

Sergio

Esta nf. ficará assim:

Bs.Calc.ICMS = (Valor do IPI)
ICMS = (Calculo s/ valor IPI)

O valor total da nf. não sofre alteração em virtude desta nf complementar pois pelo que me parece você só deixou de integra-lo na base de icms ok?.

Rose

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 19 abril 2008 | 10:28

Muito obrigado Rose,

Já tinham me falado desta forma, mas IN da SEFAZ-MG, me deixou confuso, pois a fórmula abaixo dá um valor completamente diferente:

ICMS = [v (1 + x) y] /[1 - y - x.y]

onde:

v = valor de mercadoria sem ICMS;

x = percentual do IPI;

y = percentual do ICMS.

Como o cliente precisa urgentemente desta NF, senão a empresa não o pagará, farei da forma que me disse.

Se algum colega souber do que se trata esta fórmula, ficarei agradecido.

Muito Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade