x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 9.824

Substituição Tributária: mesmo NCM, mas nomenclaturas difere

Ana Kelli Martins  Pena

Ana Kelli Martins Pena

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 15:51

Boa Tarde!

Tenho um cliente que compra de um fabricante de tintas em São Paulo. Na nota fiscal tem vários produtos com o mesmo NCM (3213.10.00) mas com a nomenclatura diferentes; ex. Tinta Guache, Tinta Tecido, Textura Criativa, Esmalte Vitral...
A empresa recolhe o ICMS-ST na condição de contribuinte substituto somente do produto Tinta Guache, conforme o protocolo ICMS 135/13 e do RICMS-RJ/00 - Anexo I - Livro II - Item 24, que diz que somente o produto Tinta guache possui ICMS-ST.

Minha dúvida é, devo recolher o ICMS-ST dos outros produtos pois o NCM é o mesmo, ou não, pois no Protocolo está destacando somente a Tinta Guache, como mercadoria com ST?

Desde já Agradeço!
Ana Kelli Martins

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 16:05

Ana vejo legislação pertinente

RJ - Lista de Mercadorias Sujeitas à Substituição Tributária

ICMSIPI
Base Legal Grupo
Item 24.1 do Anexo I do Livro II do RICMS/RJ 24. Papelaria

NCM DESCRIÇÃO
3213.10.00 Tinta guache

MVA MVA AJUSTADA MVA AJUSTADA 4% ALÍQUOTA FECP AlÍQUOTA EFETIVA + FECP
81,34 % 97,01 % 114,92 % 18 % 1 % 19 %

PROTOCOLO SIGNATÁRIOS
Protocolo ICMS 199/2009 MG, PR, RS, SC
Protocolo ICMS 135/2013 SP

Início - Voltar

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Ana Kelli Martins  Pena

Ana Kelli Martins Pena

há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 16:25

Olá Luciano, obrigada pela dica.

Mas minha dúvida persiste pois na nota fiscal vem por exemplo: Tinta Tecido - NCM 3213.10.00 como mercadoria sem ST (CFOP: 6101) e Tinta Guache - NCM 3213.10.00 como mercadoria com ST (CFOP: 6401).

Para eu considerar o ST das mercadorias eu verifico pelo nome do produto ou pelo NCM do produto, pois nesse caso se eu verificar pelo NCM o produto terá ST e se eu verificar pela nomenclatura não terá.

Ana Kelli Martins  Pena

Ana Kelli Martins Pena

há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 17:01

O pensamento da fábrica, que é de SP, é o mesmo do Lucas; ela só retem o ST da tinta guache pois no Protocolo 135/13 o NCM 3213.10.00 só contem na descrição a tinta guache. Foi onde surgiu a minha dúvida pois aqui no escritório verificamos tudo pelo NCM.

LUCAS R. SANTANA

Lucas R. Santana

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 17:13

olha, posso estar muito enganado, procuro aprender um pouco por dia, não estou baseando minha opinião em nada muito concreto, apenas no que eu aprendi na vivencia do dia a dia de um escritório, porém eu ACHO que não tem lógica nenhuma os estados estabelecerem um protocolo, e mencionarem apenas um dos tantos produtos que se encaixam na mesma classificação fiscal e querer cobrar o ST de todos, mas o que eu entendo não é o que o fisco entende, então sei lá ,rs

Luciano

Luciano

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 17:58

Boa tarde.

Minha opinião.

Sempre devemos levar em considerar a destinação do produto.

por exemplo.

Parafuso para uso na construção civil tem o mesmo ncm de parafusos para uso em autopeças só com MVA´s diferentes e cálculos diferentes.

As duas condições devem ser cumpridas para que o produto esteja sujeito à substituição tributária: a primeira, estar posicionada de acordo com a NCM e a segunda, estar descrita no dispositivo legal que instituiu o regime. Ressalvadas as exceções previstas na legislação, cumpridas as duas condições, ocorrerá a substituição tributária. Por óbvio, na ausência de uma das condições, não se aplica o regime.

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 13:18

Boa tarde!!

Bom eu entendo que o produto deve ser diferenciado pela NCM, acredito eu que o emissor dessa NF deveria classificar as outras tintas.
E não colocar todas em tinta guache, pois tinta de tecido não é tinta guache. Esse é um erro de classificação fiscal do fornecedor da tinta, nem sempre o fornecedor ou até mesmo a fabrica classifica as tintas nas posições corretas da tabela TIPI, que sempre deve ser observada.
No que tange o imposto o NCM é o ponto dominante, se o NCM é o mesmo calcula para tudo, caso ele não esteja vendendo tinta guache e esta colocando a nota como tinta guache ele tem que recolher de todas ou trocar a NCM de acordo com o caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade