x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 7.082

Calculo ICMS ST no estado de MT

Diogo Dias de Oliveira

Diogo Dias de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 10:36

Pessoal, tenho uma empresa que é Industria de Cosméticos no estado de SP, e vendeu para uma empresa no estado do MT.
Depois de estudar uma pouco sobre a legislação do ICMS do estado do MT, percebi que o calculo é feito de uma maneira diferente do que normalmente fazemos.
Agora eu estou com duvida de como fazer esse calculo.
Alguem pode me socorrer ?

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 11:16

Diogo, eu postei aqui duas vezes, agora que vi que não pegou.
A internet aqui esta lenta...Você deve fazer a emissão, mas você tem que verificar a MVA pelo CNAE da empresa responsável.
Vou pegar a base legal pra você de novo.

Diogo Dias de Oliveira

Diogo Dias de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 11:40

Alisson, creio que você não deva ter entendido.
Eu sei como achar essas porcentagens e tudo mais, eu so não sei como proceder diante ao calculo.
Quero saber como faço o caluclo.
Se possivel, dei-me um exemplo por gentileza.

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 11:40

Calcula assim:
1) Operação Interna 2) Operação Interestadual

1 Valor da Venda R$
2 Alíquota do ICMS da Operação Interestadual %
3 Valor do ICMS (1 x 2) R$ 0,00
4 Alíquota do IPI %
5 Valor do IPI (1 x 4) R$ 0,00

CÁLCULO DO ICMS RETIDO
6 Valor Total da Operação (1 + 5) R$ 0,00
7 Alíquota do ICMS-ST - Carga Média %
8 Valor do ICMS-ST (6 x 7) R$ 0,00
9 Alíquota do ICMS da Operação Interna %
10 Base de Cálculo do ICMS-ST [(3 + 8) / (9/100)] R$0,00
11 Valor Total da Nota Fiscal (6 + 8) R$ 0,00

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

Com relação aos campos variáveis, que deverão ser preenchidas pelo contribuinte, temos:

- Valor da venda

- Alíquota do ICMS da operação própria:

- Nas operações internas , deve ser considerada a alíquota interna aplicável à mercadoria, prevista no artigo 49 do RICMS/MT.

- Nas operações interestaduais , a alíquota do ICMS da operação própria será de 7% (Estados da Região Sul, Sudeste, exceto o Espírito Santo) ou 12% (Estados da Região Norte,Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo), de acordo com o disposto na Resolução do Senado Federal nº 22/89 .

- Alíquota do IPI - este percentual deverá ser verificado na tabela TIPI, aprovada pelo Decreto nº 6.006/2006, tratando-se de operações realizadas por contribuintes do IPI, sujeitas à incidência deste imposto.

- Alíquota do ICMS ST - Carga Média - é o percentual da carga tributária média, de acordo com o CNAE do destinatário, deverá ser verificada no Anexo XVI do RICMS/MT.

Se você não entender, você me fala nós vamos resolver isso hoje, desculpa eu te deixei na mão ontem, não vi que não tinha postado.
Vou almoçar, mas volto rápido. Pode postar aqui que nós vamos calcular.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade