x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.079

Loja de Suplementos

ANA CAROLINE

Ana Caroline

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 17:33

Pessoal, boa tarde, tudo bem?

Estou com uma dúvida referente a uma loja de suplementos que vou abrir em fevereiro.

A dúvida é sobre emissão de nota fiscal

Meu contador me informou que devo comprar uma impressora fiscal (que custa em torno de R$2mil) e que devo pagar um software mensal para emissao das notas que custa em torno de R$300,00 - o que para minha loja fica um custo muito grande mensal, pois já terei quase R$2 mil de despesas mensais (aluguel + luz + agua + telefone + internet + aluguel maquina de cartao,etc)

Eu recusei essa opçao da impressora fiscal, e então me falaram que eu deveria fazer bloco de notas

Agora é que entra a parte que não entendi, eu já comprei em pelo menos 6 lojas de suplementos aqui na minha cidade e NUNCA me pediram para fazer cadastro (fornecer meu CPF) nem nunca me deram nota fiscal. A unica coisa que ganhei uma vez foi aquele cupom amarelo não fiscal, que serve para trocar o produto, por exemplo.

Como é que as lojas vendem sem dar a nota fiscal? Tem algum jeito de eu contabilizar todas as vendas e repassar ao contador no fim do dia? Ficara um tanto quanto estranho vender com bloco de nota , preencher manualmente e ainda pedir todos os dados do cliente, pois nunca vi NENHUMA loja que faça isso, e acho impossivel eles venderem sonegando impostos, visando que loja de suplementos é sempre manjada pelos orgaos de fiscalizacao.

Eu poderia emitir somente cupom nao fiscal e repassar ao meu contador no fim do mes? Como ficaria em questao dos cpfs?

Lembrando que estou cadastrada como simples nacional

Se alguem souber como ajudar eu agradeço, obrigada

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 19:09

Boa noite.

Por lei, qualquer venda deverá conter o documento fiscal.

A maneira correta é você emitir documento fiscal para todas suas vendas.

Caso você não emita, estará sonegando impostos.

Geralmente, as empresas fazem um balanço diário do movimento de caixa e emitem dois ou tres documentos fiscais com valores brutos das vendas do dia. No final do mês, entregam para o contador.

Att,

Paulo Loyolla

Paulo Loyolla

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 02:20

Olá,

Encontrei este tópico antigo e tenho a mesma dúvida.
Quando compramos nestas lojas, ocorre da mesma forma que em restaurantes, recebemos apenas um recibo.

Pelo que sei, o cliente opta se quer ou não o CPF na nota. Informando o cpf a nota fiscal fica disponível (de forma digital), aqui no RS tem o sistema da Nota Fiscal Gaúcha, onde vc consulta suas compras pelo seu CPF.

Vinicius, esse documento fiscal é emitido por meio de software de gestão? Pode explicar melhor?

Grato.

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 08:04

Ana Caroline bom dia!

primeiramente lhe faço uma pergunta, você é formada em contabilidade? caso não seja, escute seu contador, ele estudou para chegar aonde ele está, provavelmente sabe muito mais que você a respeito da nossa legislação!

segundo, não existe vendas sem emissão de documentos fiscais, sendo emissão de notas fiscais, ecf, NFVC, entre outros...

não se basei pelos outros, "Agora é que entra a parte que não entendi, eu já comprei em pelo menos 6 lojas de suplementos aqui na minha cidade e NUNCA me pediram para fazer cadastro (fornecer meu CPF) nem nunca me deram nota fiscal", se todos fizerem errado estão passiveis de fiscalização e consequentemente serão multados!

abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade