x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 715

Data de escrituração fiscal

IVANDRA

Ivandra

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 23:34

Boa noite senhores,

Estou com uma dúvida.
Uma empresa que tem estoque, dará entrada da Nota Fiscal referente a compra de mercadorias, quando ela recebe a mercadoria, e não pela data da emissão da Nota certo?!!
E quando essa mercadoria não vai para o estoque, vamos supor que é uma compra de uma mercadoria para Uso consumo, a Legislação fala o quê? Que terá que dar a entrada pela data de emissão da Nota, ou quando ela recebe a mercadoria, se for tudo dentro do mesmo mês, ou seja, emissão e recebimento da mercadoria.
Ou até mesmo, o mesmo caso aplica-se em recebimento da Nota fiscal pelo estabelecimento que irá lançar na escrita fiscal. A filial por exemplo recebeu essa mercadoria de uso consumo lá no dia 02/01/2015 com a mesma data da emissão, porém a filial só mandou para a empresa matriz lançar essa Nota, só dia 15/01/2015, o correto é lançar quando?

Att.

Ivandra

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 08:10

Bom dia Ivandra!
Olha, a legislação que nessa parte eu imagino ser igual para todos os Estados, diz que você dá entrada na nota fiscal somente quando "RECEBE" a mercadoria, ou seja, quando ela entra fisicamente no estabelecimento destinatário, independente da data de emissão da nota fiscal.

Não importa se a mercadoria é para o Estoque ou Uso e Consumo, a Lei acima vale para todo tipo de mercadorias.

No Caso da Filial que RECEBEU a mercadoria mas somente enviou para escrituração 13 dias depois, você dará entrada na data que ela RECEBEU a mercadoria, ou seja, dia 02/01.

Aqui eu utilizo e dá muito certo, um carimbo, onde a pessoa que recebe a mercadoria, confere e coloca a data que recebeu a mercadoria e assina.. aí eu lanço por esta data.. deu muito certo aqui e acho que você poderia implantar isso em seus clientes ou na sua empresa (não sei se vc é escritório contábil)...

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade