x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.169

subcontratação de transportadora optante pelo simples nacion

Edilaine Condé

Edilaine Condé

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 11:33

Olá!!!

tenho uma transportadora e sou optante pelo simples nacional em MG e sou subcontratada por outra transportadora, li no Art. 4°, § 6º do Anexo XV - PG do RICMS/02-MG:

§ 6º O imposto devido nos termos do caput ou recolhido na forma dos §§ 2º e 3º deste artigo corresponderá ao devido pelas prestações de serviço de transporte rodoviário iniciadas neste Estado e relacionadas com a operação, inclusive quando houver subcontratação, caso em que o subcontrado fica dispensado de emissão do CTRC para fins de acobertamento da prestação.

Mas como vou comprovar tal receita em minha empresa se recebo somente um recibo do frete do contratante?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 14:34

Edilaine Condé,

Boa tarde!

Veja que, conforme a legislação que você mesma citou, "o subcontrado fica dispensado de emissão do CTRC para fins de acobertamento da prestação".
Ou seja, a dispensa da emissão do CTRC para o subcontratado é válida apenas para fins de acobertamento da prestação, onde valerá o CTRC emitido pelo subcontratante.
Não haverá a dispensa para fins de comprovação do faturamento pelo subcontratante. Ou seja, a sua empresa irá receber o frete do subcontratado através do seu CRTC, que servirá para comprovação de faturamento da sua empresa e também como comprovação de despesa para a subcontratante.
O simples recibo não terá validade fiscal.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Edilaine Condé

Edilaine Condé

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 15:13

Boa tarde Wilson!

Sendo assim a contratante é obrigada a receber meu conhecimento?

E quanto a emissão, como é a forma correta:
no campo do remetente eu coloco a própria empresa onde é efetuado o carregamento, o destinatário e onde informo os dados da transportadora contratante se no programa grátis para emissão só existem os campos: Remetente/Destinatário/Expedidor e Recebedor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade