x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 495

Taxa Pública/de Expediente cobrada pelas prefeituras para em

Pedro Germano Montibeller da Silva

Pedro Germano Montibeller da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Tributário
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 08:47

Prezados,

Gostaria de compartilhar uma situação que me deixa um tanto quanto desconfortável e não consigo encontrar um embasamento legal para tal cobrança:

A prefeitura de meu município cobra uma, chamada “Taxa Pública” (que em BH, por exemplo, é chamada de Taxa de Expediente), onde é cobrado R$ 2,58 para emissão de um boleto via Internet para efetuar o pagamento do ISS, IPTU, ISS Retido, etc...

A questão é que não consigo considerar isso correto, tendo em vista que no caso do ISS Retido, por exemplo, o nosso cliente está tendo o custo do imposto que deveria ser do prestador do serviço, revertido para ele na forma dessa taxa pública, onde já tivemos casos de ISS Retido de R$ 0,80 onde acrescentando a taxa pública o valor do imposto a ser pago mais do que triplicou.

Até o momento, se em todas as prefeituras isso fosse cobrado, acredito que eu poderia até compreender, porém, trabalhamos com mais de 10 prefeituras diferentes e somente a do meu município efetua essa prática.

Algum dos colegas já teve/tem esse problema, e se alguma providencia já fora tomada a respeito?

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 09:06

Pedro,

Tive uma experiência parecida com a sua, mas não me lembro qual Município.
Esta taxa é um roubo, é inconstitucional e naquela ocasião a empresa a qual trabalhava precisou entrar com um processo contra a Prefeitura.

A empresa acabou ganhando o processo da Prefeitura que retirou a taxa, e depois de mais ou menos uns 4 meses, a Prefeitura extinguiu a taxa.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade