x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.448

Mercadorias com entrada CST 060 e saída para estado não sign

Diego Alexandre Porto Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:01

Bom dia, amigos.

Por favor, gostaria de saber qual é o procedimento quando é adquirido uma mercadoria que já teve a retenção do ICMS ST pelo fornecedor, mas essa mesma mercadoria é vendida para um estado que não possuí protocolo assinado com o estado remetente. O estado destinatário fica sem o recolhimento do ICMS? (rs)

Muito obrigado.

Diego Alexandre.

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:08

Olá Diego,

É recolhido o ICMS normalmente, não pode ficar sem recolhimento quando a operação é interestadual.

Aí você me pergunta: Vou pagar 2 vezes o ICMS? Meu fornecedor já recolheu e irei recolher novamente?

Nos artigos 269 à 272 do RICMS-SP regulamentam o direito ao crédito do ICMS recolhido anteriormente, ou seja, se você vender para fora do estado e tributar esta mercadoria, poderá usufruir do crédito de ICMS recolhido pelo seu fornecedor, desde que sejam atendidos os requisitos dos artigos.

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 10:58

Muito obrigado, Evandro.

Agora eu tenho mais uma dúvida: como esse recolhimento será feito para o estado destinatário? Eu sei que quando o há o protocolo, eu posso fazer uma guia avulsa calculando o valor do ST da mercadoria, ou se o estado remetente de IE no estado destinatário pode fazer o recolhimento mensalmente.

Mas na situação hipótese que eu mencionei, não sei como será feito o recolhimento do ICMS para o estado destino...

Mais uma vez eu agradeço a atenção.

Diego Alexandre.

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:29

Diego,

Se não há Protocolo firmado entre os estados, o ICMS a recolher será o ICMS próprio, calculado pela alíquota interestadual, se o destinatário for contribuinte do ICMS, alíquota poderá variar entre 4% (dependendo do produto), 7% ou 12% (dependendo do estado de destino), 18% se o destinatário não for contribuinte do imposto.

Mas lembre-se, este é o ICMS próprio que é recolhido para o estado de origem da mercadoria (aquele apurado mensalmente).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade