x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 822

Devouções de mercadorias

DANIEL FERREIRA CAMARGO BARBOSA

Daniel Ferreira Camargo Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 16:34

Boa tarde a todos

Sei que para muitos minha duvida pode ser de fácil resolução porém peço ajudas aqueles que entendam do assunto.

Tenho a seguinte situação:

Um produto cujo meu preço de custo é R$ 50,00 e ao vender esse produto emiti uma nota de R$ 100,00,até ai tudo normal,o meu sistema deu baixa pelo custo de R$ 50,00.
O cliente não quer a mercadoria e me devolve emitindo uma nota de R$ 100,00 a titulo de devolução de mercadoria.
em outro caso meu cliente que é uma pessoa fisica devolve tambem o produto, e nesse caso tenho minha própria nota emitida de volta.

Em ambos os casos gostaria de saber qual a forma correta para eu voltar a entrar com esses produtos em estoque uma vez que vou vende-los em outra situação.
Emito uma nota de entrada no valor do custo? qual CFOP correto para ese caso ? no caso se eu receber uam nota de devolução essa sera no valor da venda então devo fazer uma outra de entrada com valor de custo pra entrar de novo no estoque ?

desde ja agradeço a ajuda dos colegas

Rodrigo Bispo

Rodrigo Bispo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:47

Bom dia Daniel!

A entrada na devolução deve ser com os mesmos valores da nota de Venda emitida, pois se faz necessário "estonar" todo imposto pago na venda. Quanto ao CFOP vai depender da tributação e se a operação é interestadual ou interna.

DANIEL FERREIRA CAMARGO BARBOSA

Daniel Ferreira Camargo Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 12:51

Bom dia Rodrigo

Primeiramente obrigado pela ajuda,quanto ao valor da nota ser o mesmo da saida eu entendi mas tenho duvida de qual documento eu vou precisar pra dar entrada no estoque não como ovalor da venda que esta ja com o lucro mas sim com o valor de custo que tenho que repor no sistema do estoque e pela nota de devolução o valor não é o de custo,você tem alguma opinião sobre isso

Obrigado mais uma vez

Nathália Baptista Teixeira dos Santos

Nathália Baptista Teixeira dos Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 14:22

Boa Tarde Daniel

A princípio, nenhum cliente pode te devolver uma nota fiscal com valor diferente do que saiu na sua nota de venda para ele, a nota dele de devolução deve ter o mesmo valor da sua nota de venda. Normalmente quando vc da entrada em uma nota de devolução, automaticamente o sistema faz os produtos voltarem para o seu estoque e estorna todos os lançamentos que foram gerados com a venda, ou seja, vai estornar tanto o custo dos 50,00 fazendo o item voltar pro estoque, quanto o lucro de 50,00 zerando assim a operação de venda.

Nathália Baptista
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade