x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 734

Cartão de Débito

ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS

André Luiz dos Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 11:21

Bom dia!

Um empresa, no caso um Posto de Combustível, utiliza a maquina de cartão, porém ele só aceita pagamento em débito.
A minha duvida é se isso é legal, se for, alguém poderia passar o fundamento legal? Pois aconteceu de um cliente querer fazer o pagamento com cartão de crédito, mas como foi dito, o Posto só aceita cartão de débito, o que gerou uma pequena confusão e o cliente disse no momento que isso era Lei, que a empresa era obrigada a aceitar cartão de crédito também, pelo fato de ele trabalhar com cartão.

Até o momento não achei muita coisa sobre essa situação, na verdade nada tão especifico assim, se alguém puder me esclarecer ficarei muito grato.

Obrigado!

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 11:41

Olá André,

Sim isto é legal!

A única obrigação que o comerciante tem, é aceitar dinheiro (em espécie), para as demais formas de pagamento quem escolhe o que aceitar ou não, é o próprio comerciante.

Você imagina se este cliente chegasse no posto de gasolina e reivindicasse a aceitação de cheque pelo simples fato do comerciante aceitar outra forma de pagamento diferente ao dinheiro em espécie!

Geovane Francisco da Silva

Geovane Francisco da Silva

Prata DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 11:46

Bom dia, Andre
Ja tive no passado o mesmo problema, veja bem desde que tenha uma placa em local visivel alertando que só aceita cartão de debito não tem problema nenhum.
Não esta escrito em nenhuma LEI que eu tenha que aceitar os 02 cartões tanto debito quanto crédito porque eu tenho uma maquina, os bancos também tem maquinas e não aceitam cartões de credito para pagamento de contas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade