x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 42

acessos 7.208

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROJETO RESUMÃO

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 8 junho 2008 | 20:38

Boa noite amigos.

O colega Marco Antonio Zalder, sugeriu que criássemos um tópico onde seriam postados somente aquilo que temos como consenso sobre Substituição Tributária, o seja, "uma resumão". Não em forma de perguntas e respostas aberto. Ele Proponhe uma pergunta e uma única resposta. Depois de pronto eu fixarei e trancarei para que não seja postado nada nele.
Ele sugeriu que o Edilson seja o mediador deste tópico, pois pelo que ele notou, está muito por dentro do assunto e eu pediria uma ajuda do colega José Luiz Ferreira nessa tarefa. Então é isso, estamos esperando sugestões.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
MAria Cristina Sant

Maria Cristina Sant

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Administrativo Financeiro
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 08:37

Melhor esquecermos td o que já sabemos, lemos ou vimos a respeito.

Primeiro definir, mais ou menos como regem algumas cartilhas;

Todas as formas de vendas de uma empresa que seja RPA. (para distribuidores, auto peças, auto eletricos, fabricas, comsumidores finais)

Os mesmos tópicos para empresas Optantes pelo SN

Como emitir documento fiscal (NF), no Estado e fora do Estado

Preenchimento e vencimentos de guias para pagto (DAS,Gare, GNRE, Dae, etc)

Esclarecimentos ST sobre estoques

Legislação: Decretos, artigos, portarias, protocolos.

Credito ou ressarcimento, como instruir nossos clientes a receber e pedir NF, como serão lançadas as aquisições.

Clientes substituídos, como deverão emitir seu documento fiscal.

Qual a vantagem de não sonegar?

Um mapa para seguir...Já que o governo faz alterações no meio do exercício sem dx opções.

Pq cada contador e fiscal e Estado interpretam de uma forma diferente, o que faz quem esta tentando trabalhar corretamente em errado.

Mas existe também vários segmentos, as regras podem ser diferentes.

Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 09:51

Eu tenho a Cartilha da IOB e também uma Relação (também da IOB), com todos os produtos que entraram na ST, inclusive com data de entrada e legislação aplicável. Posso disponibilizar.
Porém, acho que não devíamos seguir a IOB ou qualquer outra do gênero como referência, penso que devemos nós mesmos tomar as rédeas do assunto.

Abraços a todos.

Marco Antonio Zalder
traldi.contabilidade@uol.com.br

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 10:00

Gostaria de sugerir, que neste tópico não sejam enviadas perguntas/dúvidas. Que aqui apenas entre informações já consolidadas sobre o assunto.
Com uma quantidade de material suficiente para elaborarmos uma cartilha de ST.

Abraços

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 11:09

O CRC-SP disponibilizou, neste final de semana, um material interessanta sobre substituição. Vale pena conferir.
Tentei postar o lik para acesso, mas não dé certo.
Fiz o download e se alguém se interessar posso enviar.

Marco Antonio Zalder
traldi.contabilidade@uol.com.br

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 13:25

Marco Antonio Zalder, boa tarde!

Envie todo material para o e-mail do Luiz José.

Assim que for liberado o upload de arquivos ele se encarregará de disponibilizar os arquivos neste tópico.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 07:52

BOM DIA A TODOS !

Acredito que a maneira mais correta de fazermos este questionario de respostas, seguindo a ordem cronológica da implantação do Sistema ST em São Paulo , baseado na estrutura como o Sr Luiz José Postou, e mais alguns pontos como elaboração do estoque e outros que possam ser acrescentados por nós, e ai sim começar a elaborar o questionario.

Por ser de grande extensão, poderiamos dividir a estrutura montada e enviar as perguntas aos usuarios interessados em responder.

Após feito isso, conferimos as respostas e colocamos no forum o trabalho pronto.

Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 13:32

Concordo com a sugestaão do Luiz José.
Também acho que seria interesante postarmos exemplos, ou seja, com valores em cima de fatos reais que que temos no dia a dia.
Também gostaria de deixar minha intenção de ajudar em tudo que for possível e necessário.

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 21:11

Boa Noite.

Bom então oque voces acham dar inicio aos trabalhos da seguinte ordem:

1º ELABORAR OS MODULOS SOBRE TODA ST DESDE A IMPLANTAÇÃO ATE A DATA ATUAL.

2º SEPARAR EM MODULOS

3º SELECIONAR UM GRUPO DE PARTICIPANTES NO FORUM INTERESSADOS EM CRIAR E RESPONDER PERGUNTAS DOS MODULOS A ELES ENVIADOS.
Por exemplo, um determinado participante ficaria encarregado de responder perguntas sobre Compras Interestaduais , guias de recolhimento ,escrituração.
Um outro receberia um modulo sobre o estoque e assim por diante).

4º ORGANIZAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS E AS MESMAS SEREM ENVIADAS PARA 3 CONSULTORES ANALIZAREM ENTRE SI E AS CORRIGIREM SE NECESSARIO.

5º ELABORAÇÃO FINAL E DISPONIBILIZAÇÃO NO FORUM.

Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 11:15

Luiz José,

aqui é Rodrigo Santos da Bahia, caso queira uma ajuda em listar os produtos sujeitos a Substituição Tributária aqui no meu estado, estou a disposição.

Estou meio que iniciando nessas discurssões sobre ST, estou aprendendo cada dia mais, porém, fica aqui minha ajuda pra poder elaborar esse resumão

Abraço

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 20:20

Boa noite Rodrigo Santos.

Obrigando Rodrigo Santos e seja bem vindo ao Forum, com certeza vamos precisar de toda ajuda possivel, no momento estamos na fase de organização de ideias e espera de vonluntários etc. etc e etc. portanto fique a vontade, inclusive para susgestões.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 17:15

Boa tarde pessoal.

MARIA CRISTINA , voce já é do nosso time, nada de nos abandonar , voce vai jogar de centroavante(rs.rs..rs)

Marcos Zalder , fique tranquilo , voce vai ter umas 50 perguntas pra responder (rs..rs..rs...)

"NÃO VAMOS DESANIMAR"

Eu e o amigo Marcos A.Pinheiro de Sorocaba estamos trabalhando na elaboração do módulo a ser desenvolvido no Resumo.
Acho que é o primeiro passo pra gente ir adiante, já tem 10 módulos se formando.
Quando tudo estiver pronto vamos começar a distribuir "a prova" aos alunos do forum( rs.rsrs.srrs)

Isto se o pessoal aceitar desta forma , é claro.

Abraços.

MAria Cristina Sant

Maria Cristina Sant

há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 13:43

Edilson,

Poderíamos exemplificar td, podemos até anexar exemplos de NF e guias, preenchidas(arquivos em PDF p/ download)

CFOP, Natureza da Operação, Classificação Fiscal, Situação Tributária, Vlr de produtos, base de calculo, ICMS, ICMS ST, dados acidionais, etc... pelo substituído e pelo substituto.

Será que no Brasil alguem sabe com certeza como emite uma NF...rsrs

Depois como contabilizar, apurar, cobrar o substituído, vencimento das guias de recolhimento, código da receita.

Gente qta burrocracia.

t+

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 14:41

Boa Tarde
Maria Cristina,

Tudo isso que voce falou vai estar em forma de pergunta e resposta para o pessoal responder ,em exemplos de calculos, emissão de nota etc etc etc.......
Vamos ver se o pessoal esta afinado.
Eu acho que pelo volume de frequentadores do forum vai dar para todo mundo responder.

Terminei os modulos, e vamos discutir em nossa sala interna qual o caminho a seguir .

Bom ,depende tambem se eles vão aceitar assim ou vão querer de outra forma, tudo é valido.
Estou tentando apenas dar minha contribuição.

Felicidades.....

everton silva

Everton Silva

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 16:20

a questao de ter que fazer o recolhimento da GNRE na entrada da mercadoria no estado quando comprar de minas e outros estados é importante ser debatido..pq as notas fiscais só chegam na metade do mes aki na contabilidade, ou seja, tem que ser uma responsa administrativa...

"Quando um homem com experiencia encontra um homem com dinheiro, o homem com experiencia parte com dinheiro e o que tem dinheiro parte com experiencia"
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 16:38

Everton ,
Com certeza este detalhe vai ser debatido, porem quer um conselho sobre isto:

Envie comunicado ao cliente que assim que a mercadoria entrar no estabelecimento, a nota fiscal deve ser enviada de imediato ao escritório para apuração e recolhimento do imposto, caso contrario está sujeita a multa e juros .

tatiane mendes pereira

Tatiane Mendes Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Chefe Recursos Humanos
há 16 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 14:43

Gente eu tenho um bom material aki sobre isso como eu faço pra anexar aki? Tenho uma planilha no excel com os produtos tudo certinho e o iva ajustado ja só pra colocar e ja sai o valor a recolher, se alguem se interessar me avise ok.

MAria Cristina Sant

Maria Cristina Sant

há 16 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 16:03

Oi,

Consegui ver parte da palestra do Sr. Jose Rosa - Sescon

Houve muito questionamento sobre ST p/ empresas do SN, e não existe ainda regulamentação para venda fora do Estado (só aquisições art 426)

Então entedemos dá forma que desejamos, veja o Art 268

Artigo 268 - O valor do imposto a ser recolhido a título de sujeição passiva por substituição é a diferença entre o valor do imposto calculado, mediante aplicação da alíquota interna, sobre a base de cálculo prevista no artigo 41 e o valor do imposto devido pela operação própria do remetente (Lei 6.374/89, art. 2º, § 5º, com alteração da Lei 9.176/95, art. 1º, II, e 66-D, na redação da Lei 9.176/95, art. 3º).

§ 2º - O contribuinte enquadrado no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - "Simples Nacional", na condição de sujeito passivo por substituição: (Parágrafo acrescentado pelo artigo 2º do Decreto 52.104, de 29-08-2007; DOE 30-08-2007)
1 - incluirá o valor do imposto devido na operação própria no valor devido pela substituição tributária, quando a operação subseqüente for interna;

Notem,

1º - Icms da própria operação do SN não é 18%, e sim como esta nas Tabelas da Lei Complementar 123, as faixas de faturamento?

2º - Não incluir o valor do ICMS próprio qdo a operação for fora do Estado?

A Lei não é clara para contribuintes do Estado de SP, fabricantes optantes do SN.

Ex. como estou fazendo hj
Produtos : R$ 1.000,00
ICMS próprio: R$ 180,00
Base ST: R$ 1.400,00
ICMS ST: R$ 252,00
Valor NF ; R$ 1.252,00

****cobrar R$ 252,00 de outra empresa tb SN é cruel, corresponde a 25,2%, e antecipado, antes pagaria sobre a tabela do SN entorno de no máximo 4%****

Se quisermos entender dessa forma:
Faixa SN - Industria 10,73%

Produtos: R$ 1.000,00
Icms Próprio: R$ 34,80
Base ST: R$ 1.400,00
Valor ST : (400*0,18) + R$ 34,80 = R$ 106,80
Total NF : R$ 1.106,80

Poderíamos entender dessa forma?

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 16:33

Ola Boa Tarde a Todos.....

Eu participei de uma palestra com o Sr. Jose Rosa em Assis/SP.

No ultimo dia 05 de Junho - e tenho um material que foi usado, na palestra.

Se alguem quiser posso mandar por e-mail.....

Quem se interessar enviar e-mail para: @Oculto

Sds,

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 09:19

Bom dia amigos.

Tatiane Mendes e Luis Urtado, os arquivos podem ser enviados para qualquer um dos moderadores, consultores especiais ou para o Rogério que será disponibilizados no Forum vejam o email no perfil de cada um deles.

Friedrich Nietzsche
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 10:24

Bom dia.

Tenho uma Empresa de venda de Peças.

90% das suas compras, são do Rio Grande do Sul e outras fora do Estado de São Paulo.

Quando a nota chega de compra do Rio Grande do Sul, calcula e paga-se a GARE da Substituição Tributaria.

So que ele venda algumas desta mercadoria fora do Estado-SP, Ex: Parana/Goias/Rio de Janeiro etc.

Como fasso referente a este ICMS - pois quando ele comprou de RS - ele pagou na entrada, para revender em São Paulo com Substituição Tributaria.

Mas quando ele vende para outros Estado fora de São Paulo, ele não estaria pagando duas vezes este ICMS ????

Alguem sabe como proceder neste sentido.....

Sds,

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade