x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 649

Fabiane Rodrigues

Fabiane Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 11:25

Olá Amigos !!

Tenho uma dúvida: Qual o cálculo devo utilizar para encontrar o valor de um produto com uma alíquota de ICMS diferente ?? Por exemplo:
Minha mercadoria custa 3,54/m2 para São Paulo (ICMS 18%). E se for para o Paraná (ICMS 12 %), qual será o valor de venda da minha mercadoria ??
Acredito eu que seja:
valor de venda = (3,54) , dividido pela porcentagem do ICMS (Destino) = 0,88 (100-12), multiplicado pela porcentagem do ICMS (Origem) = 0,82 (100-18) , encontrando assim: 3,30/m2 , esta correto ??

Desde já Agradeço
Certa de um breve retorno

Fabiane

Rodrigo Martins Moreira

Rodrigo Martins Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 13:08

Boa tarde Fabiane , acredito que a alíquota diferenciada dos estados nada influencia, pois independente da destinação do produto o valor é o mesmo , ou seja, vendendo para São Paulo ou para o Paraná o valor ainda será 3,54/m², o que muda é apenas a alíquota incidente sobre este valor, ou seja, 18% sobre 3,54 quando for para São paulo e 12% sobre 3,54 quando for para o Paraná.Te digo com base na legislação de ICMS aqui de Minas que não dispõe tal fato. Mas salvo se houver determinação expressa do estado de São Paulo, este entendimento muda, sinceramente nunca ouvi falar.

"Vez por outra, temos a necessidade de empurrar ladeira abaixo alguma vaquinha"
Fabiane Rodrigues

Fabiane Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 14:35

Obrigada por seu retorno, Rodrigo Martins, mas a questão é a seguinte. A empresa que trabalho é uma S/A , geralmente não costumamos repassar a alíquota de ICMS como desconto pros nossos clientes, porém há alguns que exigem isso, mesmo não tendo nada na legislação que nos obrigue. Nosso preço é calculo com o ICMS de 18% e alguns clientes que estão em outros estados, como tem que arcar com a diferença da alíquota do ICMS ao receber a mercadoria, Gostariam de receber um desconto no preço... Por isso estou tentando este cálculo, encontrar o valor de meu produto com o o ICMS do cliente...

Atenciosamente

Rodrigo Martins Moreira

Rodrigo Martins Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 15:04

Fabiane, se bem entendi você quer encontrar um valor que adicionado a diferença de alíquota chegue aos 3,54/m²?Não é muito usual devido não ser fiscal.É simples:
Vai vender o produto à 3,54 a alíquota de 12%, considerando que a alíquota do destinatário é 18% então ele deve recolher a diferença de 6%
Calcula-se:
3,54x6%( Diferença de alíquota)= 0,21
Então:
3,54-0,21=3,34/m²

Para tirar a prova joga na fórmula de juros simples

M=P+J M=MONTANTE P=CAPITAL J=JUROS
3,54=P+J

Como não se tem o juros usa-se a fórmula de juros J=P.i.n J=juros P=Capital i=Taxa n=Tempo

M=P+J
3,54=P+P.i.n
3,54=P+P.0,06(6%Diferença de Alíquota).1
3,54=P+0,06P
3,54=1,06P
P=3,54/1,06
P=3,34/m²

"Vez por outra, temos a necessidade de empurrar ladeira abaixo alguma vaquinha"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade