x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.899

Tranferencia ICMS p/estabelecimento centralizador

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 15:05

Transferi o saldo devedor de ICMS da empresa filial para a empresa matriz, conf. art 98 RICMS, lendo a lei, não entendi direito, tenho que emitir nota para essa tranferência, se sim , seria uma nota de saida na filial e uma de entrada na matriz??em qual codigo faço esse lançamento na gia??

Obrigada
Tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Eric Ricardo Stephani

Eric Ricardo Stephani

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 17:20

Boa tarde Tita,

Tudo bem?

Tita, recentemente pesquisei sobre o assunto e consegui chegar aos procedimentos, todos eles extraídos da Portaria CAT 76/2001.

Sim, você deverá emitir uma nota de saída na filial, mas não é necessário emitir nota de entrada na matriz. O valor transferido será lançado diretamente na Gia com os seguintes códigos:

I - no quadro "Débito do Imposto":
a) 002.18 - Transferência de saldo credor para estabelecimento centralizador;
b) 002.19 - Recebimento de saldo devedor em estabelecimento centralizador;

II - no quadro "Crédito do Imposto":
a) 007.29 - Transferência de saldo devedor para estabelecimento centralizador;
b) 007.30 - Recebimento de saldo credor em estabelecimento centralizador.

Espero ter ajudado.

Att. Eric Ricardo Stephani
Rafael Kazuo Yamamoto Guiráo

Rafael Kazuo Yamamoto Guiráo

Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 13 junho 2008 | 14:31

Olá Tita!

Em todo caso, não sei se é de ajuda por estarmos em estados diferentes, mas no Paraná os CFOPS para essas NF´s que voce usará para transferência de saldo das filiais para a matriz serão:

5602 - No caso de Saldo Credor
5605 - No caso de Saldo Devedor

Emita apenas a nota fiscal de saída na filial, a 1ª via da nota emitida ficará na matriz, enquanto as demais na própria filial.

Na GIA, elas vão para os campos 55 no caso de Devedora, e 65 no caso de credora.

Espero ter sido compreensível. Atenciosamente,
Rafael Kazuo

Tita

Tita

há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 17:30

Muitissimo obrigado Rafael e Eric, me ajudaram muito.
Rafael o cfop daqui de SP tb e o mesmo do seu estado, Eric lancei na gia desta maneira mesmo.
A empresa esta em fiscalização e o fiscal disse que esta correto a maneira que eu fiz, que foi a qual vcs aqui me explicaram

abraços
Tita

Tita

Tita

há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:02

olá , td bem?

Quando faço transferencia de saldo devedor da matriz para a filial tenho que escirutar isso no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, modelo 6?? alguém tem algum modelo de como posso escriturar isso?

obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade