x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 6.246

Encerramento de Empresa MG

Wemerson

Wemerson

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 12:44

Prezados,

Estou com a seguinte dúvida, alguém pode me esclarecer sobre o assunto:

Qual o procedimento a ser dado na hipótese em que uma empresa optante pelo Simples Nacional, vai encerrar suas atividades, mas ainda possui estoque no estabelecimento?

Será devido o ICMS???A empresa adquire todas as suas mercadorias de outra UF, recolhendo assim a antecipação do imposto, assim terá que pagar ICMS da baixa do estoque???

Se devido o ICMS, qual será a base de cálculo, preço de custo???

É possível conceder desconto nessa operação???

A emissão da nf de baixa pode entrar no cálculo do simples nacional???

Como deverá ser emitida a nota fiscal??? Se o ICMS for devido poderá destacar o mesmo no campo próprio da nota fiscal??? Caso não qual o procedimento???

Existe tratamento específico para a situação???

Obrigado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 07:56

Wemerson,

Com o estoque de produtos, os fiscais não permitem a baixa da empresa. Desta maneira eles "cobram" o ICMS de fundo de estoque, ou seja, a empresa deverá pagar 18% de todo o estoque.

O que pode ser feito é "zerar" este estoque, emitindo NF de venda dos produtos. Estas NF devem constar na base de cálculo do Simples Nacional, pois é considerado como uma venda normal.
Você pode sim conceder descontos nesta venda.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Escriturário(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 15:38

Wilson, boa tarde,

a cobrança de ICMS sobre o estoque é válido para todos os estados?
Ou somente em Minas Gerais? Pois estou fazendo a baixa de uma empresa de São Paulo e não encontrei uma legislação que fale sobre o recolhimento de ICMS sobe o estoque...

Obrigada.

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 16:38

Boa tarde Cibeli!!

Infelizmente eu não sei como fica esta questão nos demais Estados, mas creio eu que não deva ser diferente dos procedimentos adotados por MG.

Espero que um de nossos amigos possa nos auxiliar com mais certeza (se possível com a base legal) sobre este assunto.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade