Ricardo Fabrício Dantas de Brito
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBom dia pessoal! bom...eu estou trabalhando em um escritório de contabilidade a umas 3 semanas e pouco. O escritório é novo e comigo além de meu chefe, trabalha mais uma pessoa que já esta desde o começo e que sabe muita coisa mas ainda esta aprendendo também. eu entrei sem saber nada de contabilidade mas estou aprendendo. Até agora só fiz escrituração de notas e sem muitas dificuldades. Aqui nós usamos o programa PROSOFT.
Até então estava tudo indo bem, mas agora meu chefe quer que eu faça a giam das empresas que estamos trabalhando. Ontem tive um rápido treino para trabalhar com o programa da giam, aprendi mesmo só o básico. Hoje para pegar o jeito nesse programa, comecei a botar em prática o que aprendi, só fazendo simulação mesmo. Tentei fazer a giam de duas empresas mas não consegui salvar nenhuma. Dava uma menssagem de erro, e o programa informava que se a giam fosse salva da maneira que estava poderia ter problema na fiscalização.
a menssagem de erro é a seguinte:
"O valor do somatório da coluna "A" (valor contábil) do item 4.1 será, obrigatoriamente, igual ao valor do somatório dos totais das colunas "B" (base de cálculo), "D" (isentas e/ou não tributadas), "E" (outras) e "F" (substituição tributária)."
"O valor do somatório da coluna "A" (valor contábil) do item 4.2 será, obrigatoriamente, igual ao valor do somatório dos totais das colunas "B" (base de cálculo), "D" (isentas e/ou não tributadas), "E" (outras) e "F" (substituição tributária)."
Discutindo com colega de trabalho sobre isso (pois o chefe esta fora) acreditamos que o problema esta na diferença entre o Valor Contábil e a Base de Cálculo que não foi lançada. Simplesmente preenchemos os espaços de "Valor Contábil" e "Base de Cálculo" e o espaço "Outros" que me parece ser o espaço pra se colocar essa diferença, ficou em branco.
Acho que é isso mesmo.
Me parece que teremos que editar todas as notas lançadas.
Esta ficando um pouco complicado pra mim, mas estou disposto a aprender. E aqui estou buscando a ajuda de vcs que já são da área mesmo, e que se poderem me ajudar ficarei muito grato.
desde já agradeço. muito obrigado!