x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 65

acessos 8.046

" PROJETO ST "- INÍCIO DOS TRABALHOS

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 10:30

BOM DIA A TODOS!

Faço da parte da equipe que está trabalhando neste projeto e que me foi dado à liberdade de elaborar e distribuir o material necessário para realização do "Resumo ST ".
Este nome foi dado no inicio com o propósito de reunir todas as informações sobre Substituição Tributária do Icms implantada recentemente no estado de São Paulo.
Porém com a grandeza do forum e dos seus frequentadores ,temos capacidade e condições de criarmos em trabalho especial , inédito e de grande integração.

INICIO DOS TRABALHOS

Logo após as orientações aos interessados, temos 10 tópicos disponiveis para livre escolha, de acordo com o seu interesse. Ficarei aguardando , e de acordo com os que forem se interessando, irei distribuindo.

ORIENTAÇÕES AOS INTERESSADOS

* Sobre o tópico escolhido, deverá formular perguntas e respostas , ou seja, transpor todo o seu conhecimento para colaborar com a elaboração do projeto.

* As perguntas deverão ser de forma simples e objetiva, como por exemplo:
Quais foram os produtos que o estado de São Paulo inseriu no Sistema de Substituição Tributaria do Icms?
Em qual situação deverá ser utilizado o IVA-ST ajustado?
Qual a diferença em contribuinte substituto e substituido?

* Perguntas com respostas com cálculos, deverá se utilizado valores baixos, para facilitar o entendimento.

* Perguntas com respostas em que ainda exista pontos polêmicos e que não estão claros na legislação, poderá ser informada abaixo da resposta, a fonte de onde partiu a informação ( chefes de postos fiscais, palestrantes, etc)

* Caso o interessado acredite que o tópico por ele escolhido é muito extenso e complexo ,o mesmo poderá formar equipe para ajuda-lo, desde que as perguntas e respostas se relacionem com o assunto do seu tópico.

* O questionario deverá ser elaborado se possivel no Microsoft Word, constando no topo o nome do responsável, o numero e o nome do tópico por ele escolhido. As perguntas deverão ser enumeradas.

* O questionário deverá ser enviado para o email luizjoserc[arroba]gmail.com , a partir do dia 15/07/08 até o dia 25/07/08.

Gostaria em nome da equipe , agradecer a todos que se ofereceram em colaborar e também aqueles que enviaram apostilas e outros materiais sobre ST para o forum.

TÓPICOS

1- INTRODUÇÃO
Conceitos, substituição Tributaria, tipos, objetivos, noções gerais e outras informações sobre o tema.

( TÓPICO ACEITO POR LUIZ JOSÉ)

2- LISTA DE PRODUTOS / LEVANTAMENTO DO ESTOQUE
Listagem de produtos incluidos na antecipação tributaria no estado de São Paulo com informações sobre o levantamento de estoque, decretos e portarias, iva-st, calculo do do imposto, forma de recolhimento ,arquivo magnético, lançamento nos livros fiscais e outros assuntos relacionados.

(TOPICO ACEITO POR MARCOS AURELIO PINHEIRO)

3-AQUISIÇÕES ESTADUAIS OPERAÇÕES INTERNAS
Exemplo de escrituração fiscal pelo substituto e substituído , empresas RPA e Simples Nacional e demais informações sobre o asssunto.
(TÓPICO FECHADO- INCLUIDO AO TÓPICO 7)

4- AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS
Responsáveis pela antecipação do imposto, empresas RPA e Simples Nacional, formas e calculo do imposto, decretos, portarias, iva-st ajustados, produtos tabelados, prazo e forma de recolhimento, escrituração fiscal e outras informações sobre o assunto.

(TOPICO ACEITO POR RÓGERIO CESAR)

5 SUBSTITUTO TRIBUTARIO
Responsáveis pelo imposto, forma de calculo do imposto, iva-st , produtos tabelados ,códigos, prazo e forma de recolhimento e outras informações sobre o assunto.

(TÓPICO ACEITO POR TATIANE MENDES PEREIRA)

6- EMISSÃO DE NOTA FISCAL
Emissão de notas fiscais dentro do território paulista pelo contribuinte substituto tributario e Substituído , Empresas RPA e Simples Nacional, de operações de vendas , transferências ,devoluções e outras operações fiscais.

7- ESCRITURAÇÃO FISCAL
Lançamento das notas fiscais emitidas pelo Substituto e substituído , RPA , Simples Nacional, vendas, devoluções ,transferências e outras situações nos livros fiscais ,apuração , fechamento, arquivo magnético e outras informações relacionadas ao assunto.

(TÓPICO ACEITO POR MARCOS A ZALDER)

8- OPERAÇÕES INTERESTADUAIS
Aplicação de protocolos , estados sem convenios, responsáveis pelo imposto, forma de emissão de nota fiscal da empresas RPA Simples Nacional, recolhimentos, ,guias GNRE, códigos, e outras informações relacionadas sobre o a assunto.

(TÓPICO ACEITO POR ROSE TELLES)

09- RESSARCIMENTO / COMPLEMENTO DO IMPOSTO
Situações em que o contribuinte está sujeito a ressarcir ou complementar o imposto nas suas operações internas e interestaduais, controle do estoque, arquivo magnético e outras informações sobre o assunto.
( TOPICO ACEITO POR EDILSON MALTA)

10- AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS DE PRODUTOS NÃO INCLUIDOS NA ST (DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS)
Embora não se tratando de ST, este tópico foi acrescentado ao trabalho por envolver operações interestaduais.
Responsáveis pelo imposto, decreto, portarias, ,formula, calculo do imposto, prazo de recolhimento e outras informações devidas pelas empresas RPA e Simples Nacional que adquirirem mercadorias não inclusas na ST em São Paulo de outros estados.

(TÓPICO ACEITO POR EDILSON MALTA)

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 22:30

Boa noite amigos do Fórum.

Está ai o Projeto ST que iniciamos com uma simples idéia e que agora tomou um rumo diferente. O trabalho está bem elaborado bem distribuído e a acredito que se alguém tiver mais alguma idéia é só falar para o Edílson, pode ser que ainda haja possibilidade de acrescentar ou diminuir alguma coisa. Este trabalho surgiu devido às dúvidas que diariamente surgem no fórum sobre a ST e tem a pretensão de senão sanar todas as dúvidas, pelo menos responder a maioria das questões nos aflige, é um trabalho em equipe, desde o inicio, isso ficou bem claro, desde a idéia do Marco Antonio Zalder até o presente momento e será até o final, e tenho certeza que será um marco na história dos profissionais de contabilidade deste Brasil.

Aqueles que quiserem ajudar deverão informar ao Edílson qual o tópico lhes interessa, dos tópicos apresentados, o 4 foi já escolhido, portando restam 9 tópicos a escolher. Quem ainda não entendeu, basta perguntar ao Edílson que ele estará a disposição para tirar as dúvidas.

Quero apenas pedir aos colegas, que por favor, não postem pergunta sobre ST ou outra qualquer neste tópico porque não vamos responder e será deletada sem prévio aviso.

É isso ai, vamos provar porque este é o Fórum mais acessado da área contábil da Internet brasileira.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 09:25

Bom dia amigos.

É um prazer informar que o item 1 ja foi escolhido, restando agora 8 itens. Aqueles que quiserem participar do projeto e não sabe como, basta postar aqui sua intenção que o Edilson enratrá em contato para os esclarecimentos necessários.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 19:37

Boa Noite !!

Wilson Fernando,
Primeiramente gostaria de agradecer sua boa vontade em participar.

Nós estamos tentando fazer um trabalho sobre Substituição tributaria, que foi implantado pelo governo do estado de São Paulo este ano aqui no estado.
Na primeira mensagem deste tópico, montamos um esquema de como vamos tentar elaborar este trabalho.

Fique a vontade, leia a primeira mensagem e voce verá oque estamos pretendendo.

Não sei se voce por ser de Minas Gerais acompanhou os decretos , portarias, e outros atos que foram implantados. Caso sinta que voce está em condições de participar é só escolher um dos tópicos acima
exeto o nº 1 e o nº 4 que já estão encaminhados.

Mais uma vez agradeço em nome da equipe, sua presença em tentar colaborar.

Abraços

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 07:07

Bom dia a todos, gostaria de participar do projeto, se possivel ficar com o item:

2- LISTA DE PRODUTOS / LEVANTAMENTO DO ESTOQUE
Listagem de produtos incluidos na antecipação tributaria no estado de São Paulo com informações sobre o levantamento de estoque, decretos e portarias, iva-st, calculo do do imposto, forma de recolhimento ,arquivo magnético, lançamento nos livros fiscais e outros assuntos relacionados.

Grato, Marcos

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 07:46

Bom dia!

Marcos Aurelio Pinheiro.
"GRANDE AMIGÃO"
Primeiramente gostaria de agradeçer sua iniciativa e participação no trabalho

O tópico 2 pertence a você , ok.

Apenas uma pergunta:
Conforme as orientações ,você tem alguma dúvida sobre a elaboração do trabalho?

No aguardo.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 10:42

Bom dia Edilson e demais companheiros de luta.

O Wilson Fernando falou que conhece bem o ST de Minas e isso me deu uma idéia, então, assim como ele, os colegas de outros estados também poderiam ajudar informando como funciona a ST nos seus respectivos estados e quem sabe criar mais um tópico ou enxertando em tópicos semelhante enriquecendo mais o projeto, que vocês acham? Ou esta situação já está contemplada no Projeto e eu não percebi? Postem suas opiniões sobre o assunto.

Boa sexta-feira para todos.

Friedrich Nietzsche
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 12:47

Boa Tarde !!!

Rose Telles , obrigado pela sua participação.

Na primeira mensagem deste tópico em " ORIENTAÇÕES AOS INTERESSADOS" ,está a maneira que estamos tentando fazer o trabalho.
Persistindo duvida estou a sua disposição ok.

No aguardo

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 13:14

Boa tarde Rose.

Como o colega Edilson já falou, obrigado pela participação, a sistematica é simples, você escolhe um tópico , no seu caso, o de nº 8 - OPERAÇÕES INTERESTADUAIS e desenvolve o tema, sozinha ou com ajudas de outros amigos que se dispuserem a ajuda-la no desenvolvimento do tema depois de pronto manda para meu e-mail informado nas "ORIENTAÇÒES AOS INTERESADOS" para que seja juntados as partes e publicado no site.

Se você aceitar, confirme com o Edilson, para que possamos informar aos outros interessados quantos tópicos ainda restam.

Mas acho que podemos afirmar que restam os tópicos, 3, 5, 6, 7 e o 9, o que você acha Edilson?

Friedrich Nietzsche
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 13:44

Conforme forem preenchendo os itens, vamos alterando a primeira mensagem do tópico.

Acho prudente também que se em algum item for muito complexo, podem ser elaborados por mais de um participante.

Abraços

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 14:40

Rogério:

Para melhor entendimento acrescentei na orientação aos interessados ok.
Abraços

* Caso o interessado acredite que o tópico por ele escolhido é muito extenso e complexo ,o mesmo poderá formar equipe para ajuda-lo, desde que as perguntas e respostas se relacionem com o assunto do seu tópico.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 19:55

Boa noite Edilson e amigos.

Bem, como previra, restam os tópicos, 3, 5, 6, 7 e o 9 e parabens a Rose Telles pela escolha, vai ser muito proveitoso e gratificante tenho certeza disso.

Edilson, gostei da "arrumação" que você fez, assim fica visivel os tópicos faltantes.

Abraços a todos.

Friedrich Nietzsche
tatiane mendes pereira

Tatiane Mendes Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Chefe Recursos Humanos
há 16 anos Domingo | 29 junho 2008 | 17:27

Boa Tarde a todos,
Como vocês perceberam estou eu aqui em pleno domingão estudando sobre o assunto ST que veio pra nos enlouquecer de vez, mas então eu gostaria de ajudar se possivel no tópico nº5 Substituto Tributário, espero a confirmação e o esclarecimentos para eventuais duvidas, qualquer coisa me add no msn que esta no meu perfil.
Obrigado.

Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 29 junho 2008 | 20:44

Boa noite a todos, em especial ao amigo Edilson.

Na minha opnião o projeto está bem estruturado e vai atender as espectativas de todos, quer sejam substituídos ou substitutos, RPA ou Simples Nacional.
Como já havia manifestado minha intenção de colaborar, gostaria de ajudar no ítem 7 (Escrituração Fiscal).
Bom início de trabalho a todos.

Obrigado,

Marco Antonio Zalder

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Segunda-Feira | 30 junho 2008 | 07:52

BOM DIA A TODOS!

Tatiane Mendes Pereira, primeiramente gostaria dar os parabens pela sua iniciativa de participação .

O Tópico 5 pertence a você ok.

Na primeira mensagem deste tópico em " ORIENTAÇÕES AOS INTERESSADOS" ,está a maneira que estamos tentando fazer o trabalho.
Persistindo duvidas estamos a sua disposição.
Boa sorte nos trabalhos.

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Segunda-Feira | 30 junho 2008 | 07:57

Bom dia Marcos Zalder.

Obrigado pela força, todos da equipe agradecem......
O tópico 7 pertence a você ok.
A tendencia é que o trabalho realmente fique do agrado de todos.
Boa sorte ao trabalho e muito obrigado pela sua participação.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 17:26

Olá amigos.

Bem, agora só restam 3 tópicos, o de nº 3, 6 e 9.

Valeu Marco Antonio e Tatiane Mendes, pela força.

Friedrich Nietzsche
Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 11:46

Edilson,

Como está o andamento do tópico?
Quero colaborar, mas não sei por onde começar.
Por favor, me dê um direcionamento.
Lhe enviei alguns e-mails, mas acho que você não os recebeu, pois não obtive resposta.

Um forte abraço.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 14:37

Luiz José,

Desculpe a demora, mas somente agora que vi sua mensagem.

Pessoal,
Concordo com a idéia do Luiz. Poderíamos fazer este trabalho não só com o ICMS/ST de SP, mas com os demais Estados também.
Ficaria mais ou menos assim:
Item 2- LISTA DE PRODUTOS / LEVANTAMENTO DO ESTOQUE
Estado de SP (trabalhos deste Estado)
Estado de MG (trabalhos deste Estado)
Estado do RS (trabalhos deste Estado)
etc.

O que vocês acham da idéia??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 15:18

Boa Tarde Wilson Fernando!

O trabalho aqui está caminhando bem , faltam apenas 3 tópicos para serem aceitos. O pessoal já estão trabalhando e criando perguntas e respostas.
Seria interessante a idéia de criar também de outros estados e anexá-lo paralelamente a este, iria enriquecer o trabalho.
Aqui nós fizemos este sistema de divisão para poder facilitar a busca de informações. Voces podem criar desta maneira ou de outra forma, da maneira que acharem melhor ,tudo é válido.

Abraços e obrigado.

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

há 16 anos Quarta-Feira | 9 julho 2008 | 15:29

Olá Marcos Zalder, tudo bem amigão.

Os trabalhos estão indo bem, o meu tópico ja está quase pronto. A idéia é fechar até o dia 25, mas se precisar prorrogar o prazo, nós vamos fazer.

Não recebi nenhum email seu ,e tambem lhe enviei um e não recebi.
Não sei o que pode estar acontecendo, pois estão entrando de varias outras pessoas.
Tente nestes:
@Oculto ou
@Oculto.
tenho mais um que agora não me lembro, depois te digo
Caso não conseguir mesmo assim , por favor ligue para mim ok.

Quanto ao seu tópico que voce escolheu , nº 7 , assim que trocarmos emails, te ajudo ok.

Abraços.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade