x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 13.564

Nota Fiscal x Fatura Unimed - Obrigação

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 17:15

Boa tarde!
Tenho vários clientes que tomam serviço da cooperativa Unimed. Alguns recebem Nota Fiscal de serviço e outros só fatura, entrei em contato com a Unimed várias vezes e não conseguiram me aclarar nem passar a base legal para essa diferenciação. Em um certo atendimento me informaram que depende do contrato firmado entre o tomador e prestador. Gostaria de saber se meus clientes podem (ou devem) exigir NFSe da Unimed e a base legal para isso.
Att,

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 08:13

Renata, Bom dia.

Para que alguém possa lhe ajudar, precisamos de mais detalhes.
Qual o tipo de serviço tomado pela Cooperativa das empresas que não receberam NF?

Renata

Renata

há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 08:19

Qual o tipo de serviço tomado pela Cooperativa das empresas que não receberam NF?

É mensalidade de convênio médico, tanto da fatura quanto da NFS.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 09:28

Renata, bom dia

Entendo que o convênio médico deve-se exigir NFS-e.

Principalmente entendendo que no caso está sendo emitido contra uma Pessoa Jurídica (seu cliente no caso).

Lembrando que fatura não é documento fiscal, exceto faturas para locação que tem suas particularidades devido a atividade.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Renata

Renata

há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 10:05

Fernando, entendo da mesma forma mas a Unimed nem sempre manda a NFS. Queria saber se tem uma base legal pra emitir fatura, caso não tenha vou exigir a NFS.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 10:51

Bom dia Renata,

Já tive casos em que a fatura da UNIMED vinha os dados como uma nota de serviço, nunca fui a fundo para ver se realmente era os dados de uma nota fiscal de serviço mesmo, pois a empresa era do simples e seria desgastante entrar em discussão com eles por causa de nota fiscal.
Você poderia estar olhando na fatura se há alguma legislação informada para ver fala sobre essa questão de nota fiscal de serviço.

Att.

Renata

há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 11:02

Marcos, na fatura só vem a Lei da transparência e a Lei de não incidência de IRRF.
Bom, vou pedir para meus clientes sempre pedirem a NFS pq nem mesmo a Unimed consegue me explicar.

Obrigada!

Renata

Renata

há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 12:04

Obrigada, Marcos!

Eu já tinha visto esse tópico, minha dúvida é qual a base legal que a Unimed usa pra emitir NFS pra um cliente e somente fatura pra outro. Me parece meio arbitrário isso.

De qualquer forma obrigada! ;)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade