x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.089

GIA-ICMS nunca foi entregue.

EDMILSON DE ASSIS COSTA JUNIOR

Edmilson de Assis Costa Junior

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 12:28

Galera estou com uma empresa que foi aberta em 06-2009 sendo que até onde consegui descobrir o contador anterior nunca fez a entrega da gia-icms como posso consertar este erro. Fui até a secretaria da receita e o fiscal de plantão comento que eu deveria lançar uma estimativa e depois retificar mas um dos contadores que tiro minhas duvidas me oriento a não lançar as antigas mas começar de 1/2015 pra frente, sendo que na hora de transmitir a gia aparece isso "Inscrição Impedida (IP) em todos os dias do Mês/Ano de referência há mais de 3 meses após o início do impedimento: 12/12/2014."
algum de vcs poderia me ajudar.

SIDNEY ALEIXO

Sidney Aleixo

Prata DIVISÃO 5 , Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 16:41

Edmilson de Assis Costa Junior, boa tarde.

Pergunta: No período em que a GIA/RJ não foi entregue pelo contador houve movimento? Entendo que mesmo sem movimento deveria ter realizado. Responsabilidade do contador, e entendo que ele deve responder e arcar com as custas/penalidades (multas) que por ventura a empresa venha receber.

Entendo que deva ser realizado uma consulta formal, descrevendo a situação ocorrida para prevenir-no futuro. Questionamentos haverá cedo ou tarde, pois o fisco terá 5 anos para averiguar.

MULTA PELA NÃO-APRESENTAÇÃO OU ENTREGA FORA DO PRAZO: – 2% do valor das saídas efetuadas no período, por mês ou fração de mês de atraso, não superior a R$ 10.000,00, por documento; – R$ 100,00 por documento, por mês ou fração de mês de atraso, não superior a R$ 500,00, caso inexistam operações no período.

http://www.rrcontadores.com.br/doc/rj_maio.pdf

Att.,

Aqui, todos nós aprendemos sempre um pouco mais!
EDMILSON DE ASSIS COSTA JUNIOR

Edmilson de Assis Costa Junior

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 13:40

Sidney a empresa teve movimentação de compra de mercadoria normal, sendo que o contador nunca liberou talões ou mesmo nota eletrônica, ou seja os proprietários fazia vendas naqueles talões branco que se vende em armarinho até hoje. Ai esta minha dúvida pois eles não tem os talões antigos e até os atuais que foram utilizados recentemente são uma zona não sei como resolver sem trazer um problema maior depois sendo que o responsável pelo escritório não quer se envolver pois como o cliente veio me procurando ele fico meio contrariado.
Luciano abrigado pela orientação para resolver a inscrição estadual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: