x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 31.658

Uma empresa pode emitir nota fiscal eletrônica para outra em

Alan Christensen

Alan Christensen

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 11:49

Olá Bom Dia.

Estou com uma dúvida quanto a emissão de uma nota fiscal por parte de um fornecedor nosso.

O ocorrido foi o seguinte :

Ele emitiu uma NF de venda pra gente de uma compra que fizemos com ele, porém quando chegou a mercadoria verificamos que faltava um item e fomos informá-lo. Para nossa surpresa ele já sabia que estava faltando e inclusive emitiu uma NF de entrada para o estoque dele com o remetente em nome de nossa empresa . Quanto a esta ultima NF que tenho dúvida, pois entendo que o correto era nós emitirmos uma NF de devolução e não ele. Alguém saberia informar se ele pode fazer isso ? Se sim, como faremos a entrada desta nota que seria para nós, uma saída, e para ele se trata de uma entrada ?

Somente nós emitimos nossas saídas.

ALAN CHRISTENSEN
Análista de Sistemas
(16) 9 8114-4405
email : alancristensen@hotmail.com

“No início, o universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima idéia". Douglas Adams
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 11:54

Bom dia Alan,

O certo seria você dar entrada na NOTA FISCAL e você efetuar a devolução do item. O seu fornecedor fez errado.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 12:14

Seu fornecedor não pode emitir uma NF em nome de outra empresa, no caso a sua!
Ele precisará reverter esse processo, cancelar a NF enfim! E me veio uma dúvida: Como ele conseguiu emitir uma NF com o seu CNPJ?

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
fabijsp@gmail.com

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:15

Fernando H. Buzaneli tbm fiquei com isso na cabeça. De que maneira essa NF foi emitida rs
Vamos aguardar os esclarecimentos da Jaqueline!

fabijsp@gmail.com

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:31

Boa tarde.

Temos um cliente que passa pela mesma situação ele sempre recebe as copias das notas de devolução que o fornecedor dele emite para ele mesmo no CNPJ dele. É como se ele estivesse efetuando uma entrada dessa mercadoria emitindo uma NF com o CFOP 1.202 ou 1.411. O que orientamos ao nosso cliente, é ver os produtos que foram recebido e os que constam na NF de entrada de devolução do fornecedor e emitir uma NF de devolução ao mesmo.

Como ele já teve problemas com fiscalização querendo saber o motivo dele não emitir NF de devolução a esse mesmo fornecedor, já que se trata de pessoa jurídica e não física orientamos dessa forma.

Hoje em dia temos muitos cruzamentos de informações e esta mais fácil de saber se esta correto a emissão das NF.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:36

Jaqueline,

Mas isto está errado, a não ser que seja feita alguma recusa no verso.

Caso em que o fornecedor dará entrada no estoque novamente e posterior nova saída correta.

Mas neste caso a operação não tem impacto para a empresa que está comprando as mercadorias, pois a NF de entrada não será escriturada em seu livro.

É isso mesmo ou me equivoquei na interpretação?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:44

Isso mesmo Fernando não dou entrada nessa nota de devolução do fornecedor.

Mais na NF de entrada (venda ) eu fico com o saldo a menor no estoque já que eu não recebi aquele item. Então para não ficar com saldo em estoque diferente orientamos nosso cliente a fazer essa forma.
O fornecedor dele emiti a NF de devolução para não ter problemas de cancelamento da NF dele emitida e cancelamento do BOLETO, foi ele nos disse uma vez na consulta para saber o motivo dele emitir essas notas.

As duas formas estão erradas, mais como já houve fiscalização por esse motivo adotamos essa forma. E por incrível que pareça o fornecedor aceita.

O certo seria o nosso cliente emitir a NF de devolução..

Jaqueline Francine

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:48

Mas ai, se eu não estou enganada, como disse o Fernando, seria feita uma recusa no verso da NF e ai o Emitente dá entrada na NF emitida novamente, acertando assim o fiscal.
Porém a Recusa de uma NF é diferente de uma NF de Devolução.
E ainda não entendi como um cliente emitiu NF´s em nome de seu fornecedor!

fabijsp@gmail.com

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 16:53

Jaqueline,

Entendi. Mas para o fisco, não acha possível ter mais problemas adotando esse procedimento?

Fabiana,

Se eu bem entendi, nesse caso, não é em nome do cliente dela que é emitida a NF.

É feito o mesmo procedimento da recusa no verso, ou seja, a empresa que está comprando a mercadoria fica "fora" desta operação.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 10 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 17:14

Humm...ainda estou confusa com relação a essa situação. Mas pelo que entendi da sua explicação, há uma recusa de NF, sendo assim não há entrada de nenhum item, e não apenas dos itens com alguma inconformidade. Gerando diferença pro fisco e no físico tbm!
O ideal, seria o cliente emitir uma NF de Devolução dos itens não conformes para o fornecedor, dessa forma ficam certos tanto o estoque quanto a questão fiscal.

fabijsp@gmail.com

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 07:45

Bom dia a todos!

O procedimento da questão inicial feita pelo Cristian, com certeza a pessoa do depto. fiscal da empresa em questão foi orientada de forma incorreta, já que esse procedimento seria para venda à Pessoa Física, onde aí sim, emitiria a nota fiscal de entrada do item faltante. Em transações com Pessoa Jurídica, quem recebeu o item à menos, devera emitir uma nota de devolução de compra para o fornecedor.

Quanto à recusa no verso da nota, isso só procede se for devolver TODAS MERCADORIAS, ou seja, devolução total, o que não é o caso.

Aqui eu orientei que qualquer divergência entre pedido de compra x nota fiscal x mercadorias, DEVOLVE TUDO, apondo no verso da nota fiscal o motivo da devolução, datando e assinando.

A emissão de nota fiscal, onde a Fabiana está com dúvida, pelo que entendi, foi emitida nota fiscal de ENTRADA, com o CNPJ do cliente, uma coisa normal, o problema é que o procedimento é que está errado.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

há 10 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 08:17

Eduardo, bom dia

Quanto a recusa no verso, tem razão, tem que ser na totalidade, a empresa deveria já ter adotado como padrão isso, da mesma forma que você orientou ai na sua empresa.

Referente a situação, também entendi desta forma.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 10 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 08:32

Bom dia! Sim, sim tbm entendo da maneira como vocês, a recusa precisa se dar na totalidade, quando não houver entrada de item nenhum item.
O procedimento que para mim estava confuso era o da Emissão de uma NF por uma empresa usando o CNPJ da outra, como cita o Alan no inicio desse tópico: "inclusive emitiu uma NF de entrada para o estoque dele com o remetente em nome de nossa empresa"

Quanto aos restante vocês tem total razão, na explicação dos procedimentos, tbm entendo dessa maneira!

fabijsp@gmail.com

Alan Christensen

Alan Christensen

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 10:27

SOLUÇÃO :

Olá pessoal bom dia.

De inicio peço desculpa pela demora no feedback. Venho esclarecer algumas questões levantadas nas respostas e dizer o que fizemos :

A primeira duvida foi em questão da empresa estar emitindo uma NF com nosso CNPJ. Como assim?

A NF não saiu com o emitente em nosso cnpj, mas o remetente sim, como em um processo de devolução frequentemente usado por empresas que vendem para pessoas físicas ou não emitentes de notas fiscais como citado acima por alguns usuários.

O ocorrido foi exatamente o que a usuária JAQUELINE descreveu. E a nossa solução foi a mesma. Não podemos efetuar a entrada desta NF de devolução do fornecedor com o remetente/destinatário em nosso nome. Logo fizemos uma NF de devolução nossa p/ eles com o item presente na NF que ele emitiu (item faltante). E ele emitiu uma nova NF com o item correto. Sendo esta escriturada.

O procedimento adotado por eles foi mesmo incorreto, creio que por ser uma loja comum que vende frequentemente a pessoas físicas induziu eles à efetuar o procedimento de devolução como de costume, sem considerar que somos emitentes de nota fiscal eletrônica. Agora quanto a nossa NF de devolução, não sei o que eles irão fazer.

Obrigado à todos até mais.

ALAN CHRISTENSEN
Análista de Sistemas
(16) 9 8114-4405
email : alancristensen@hotmail.com

“No início, o universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima idéia". Douglas Adams

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: