Bom dia Kelly Fernandes,
Quanto a operação PF empresta o cartão para outra PF, é uma operação em si erada no meu ponto de vista, mas não há fiscalização quanto a isso.
Agora quanto a PF comprar no cartão da empresa fere o principio da entidade, onde diz que não se confunde o patrimônio da PF com a PJ. Fora isso para a empresa que vendeu, acredito não haver problema, mas para a que comprou poderia dar sim. Pelo fato que a empresa estar emprestando dinheiro para a pessoa física.
O problema é que vai haver divergência para a empresa/PF que comprar, pois haverá desencontro de informações onde no banco/administradora de cartões vai constar que a empresa comprou algo, pois há pagamento, e a empresa que vendeu informara que uma PF foi quem realmente comprou. Claro que com valor baixos a chance de dar problema é quase nula, mas é uma operação errada.
E deixando minha opinião, minha pessoas fazem esse tipo de operação, mas sou completamente contra. Pois, como o próprio principio da entidade ou CPC 00 menciona que o que é da PJ não se mistura com a PF, e juridicamente são pessoas distintas.