x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 554

Cupom fiscal X NF-e

Kelly Fernandes

Kelly Fernandes

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 10:15

Bom dia!
gostaria de tirar umas dúvidas quanto a vendas por cartão de credito.

É possível fazer a venda no cartão de credito de uma pessoa física, mas emitir a nota fiscal eletronica em nome de outra pessoa fisica?
Já aconteceu essa operação comigo, mas nao tenho certeza se isso é correto.

Fazer a venda no cartão de credito de uma pessoa juridica, mas emitir a nota fiscal em nome de uma pessoa fisica? ( essa operação eu creio não ser possível mesmo)

fico no aguardo,
att.

Kelly Fernandes

Dpt- Fiscal
Vitoria/ES
e-mail: [email protected]
Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 17:38

Boa tarde Kelly

Eu acredito que não há problema algum em emitir NF-e para uma pessoa quando a compra foi paga por cartão de crédito de outra, assim como não vejo problema pagar com cartão corporativo compras feitas por PF. O que eu vejo é que foi criado um certo "mito" em relação as operações com cartão de crédito e débito, muito devido pelo registro 1600 da EFD, onde é obrigatório a informação da totalidade de vendas efetuadas no débito e crédito por Administradora, como trata-se de totalidade e não detalhada, não vejo problema algum. O que acho importante é que as vendas com documento fiscal, seja ele NF-e, CF, NFS-e, etc. não seja inferior aos valores informados no registro 1600.

Att.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 09:02

Bom dia Kelly Fernandes,

Quanto a operação PF empresta o cartão para outra PF, é uma operação em si erada no meu ponto de vista, mas não há fiscalização quanto a isso.
Agora quanto a PF comprar no cartão da empresa fere o principio da entidade, onde diz que não se confunde o patrimônio da PF com a PJ. Fora isso para a empresa que vendeu, acredito não haver problema, mas para a que comprou poderia dar sim. Pelo fato que a empresa estar emprestando dinheiro para a pessoa física.
O problema é que vai haver divergência para a empresa/PF que comprar, pois haverá desencontro de informações onde no banco/administradora de cartões vai constar que a empresa comprou algo, pois há pagamento, e a empresa que vendeu informara que uma PF foi quem realmente comprou. Claro que com valor baixos a chance de dar problema é quase nula, mas é uma operação errada.

E deixando minha opinião, minha pessoas fazem esse tipo de operação, mas sou completamente contra. Pois, como o próprio principio da entidade ou CPC 00 menciona que o que é da PJ não se mistura com a PF, e juridicamente são pessoas distintas.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade