x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 7.595

Compra de peças para manutenção e reparo de maquinas e equip

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 18:26

Tenho um cliente industrial(autopeças), que compra peças para reposição(manutenção e reparo) de peças desgastadas pelo uso dos seus maquinários.

Essas peças não vão aumentar a vida útil do bem.

Minha duvida é em relação a escrituração desta compra.

Devo escriturar com CFOP 1101 (insumo) ou 1556 (custo com manutenção e reparo de maquinas e equipamentos) ?

Se possível gostaria da base legal.

Espero que os nobres colegas possam me ajudar.

Paulo Jose Castro

Paulo Jose Castro

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 08:51

Bom dia Thiago

E ja trabalhei em uma industria e nós lançávamos essas peças como insumos, pois como os maquinários da industria estavam ali para fazer a parte de industrialização e o processo de produção, essas pecas eram todas lancadas como isumos, não sei se o caso do seu cliente.

Espero ter ter ajudado.

thiago capatto

Thiago Capatto

há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 09:12

Paulo, bom dia!

Primeiramente agradeço pela ajuda!

Agora estou com outra duvida em relação há este assunto.

Levando em consideração que esse material não vai fazer parte do produto final, contabilmente como era feito este lançamento?

Você lançava para estoque (AC) ou Custo com manutenção de maquinas (Resultado)?

thiago capatto

Thiago Capatto

há 10 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 14:54

Paulo, para finalizar:

Escriturava a NF com CFOP 1101 e contabilizava em custo de manutenção de maquinas?

No momento de fechar a contabilidade com o livro fiscal ficava com esse valor divergente na conta de estoque?

Exemplo:

Vamos levar em conta que o valor da NF é R$300,00, e houve outra compra para matéria-prima no valor de R$700,00.

ESCRITURAÇÃO - LIVRO FISCAL

CFOP 1101 - R$1000,00

CONTA DE ESTOQUE - CONTABILIDADE

MATERIA-PRIMA - R$700,00

Muito obrigado pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade