Rosana Alves
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Pessoal do fórum!
Muito obrigada por me auxiliar nos desafios que a nossa carreira nos da.
Estou tentando implantar algum sistema de nota fiscal de consumidor para uma empresa que já vende no atacado com NF-e, mas ainda estou com dificuldades.
Conforme orientação aqui do fórum, identifiquei que a empresa não pode emitir nota manual, pois tem obrigatoriedade total em emissão de NF-e, conforme consulta ao Sintegra.
Diante disso, foram apresentadas duas opções aqui no fórum:
SAT e NFC-e
Li bastante a respeito das duas opções, inclusive que as impressoras fiscais ECF estão sendo substituídas pelo SAT, a partir de Julho de 2015.
Diante disso, sugeri ao cliente a adesão ao NFC-e, pois é mais simples e menos onerosa que o SAT, que precisa da compra de um equipamento.
Ao acessar o credenciamento ao NFC-e verifiquei duas opções:
Com validade jurídica e ambiente de teste.
O tele atendimento do PFE não soube informar a diferença entre os dois e qual devo usar, pediu para mandar uma mensagem no fale conosco, pois a portaria não fala nada sobre essas duas opções.
Segue abaixo a resposta que recebi:
"Gostaria de iniciar o credenciamento de uma empresa no NFC-e, mas no ícone credenciamento e na portaria cat nº 12 não constam especificações e diferenças entre realização no subitem "com validade jurídica" e "ambiente de teste".
Qual dos dois ícones citados devo utilizar para o credenciamento (ambiente de teste ou com validade jurídica)?"
Resposta:
"Prezados,
O ambiente de testes é para testes, não tem validade jurídica.
O ambiente com validade jurídica é o de produção.
Para credenciamento em ambiente de testes basta acessar o site, o sistema está aberto para todos os contribuintes.
Para credenciamento no ambiente de produção, o contribuinte deverá ter um equipamento SAT previamente ativado para o estabelecimento.
Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda."
De acordo com essa resposta, o mecanismo não está liberado para o uso?
O NFC-e e o SAT não são coisas distintas?
Gostaria de saber se alguém já aderiu ao NFC-e? Poderiam me dizer se este mecanismo está dando certo? Precisa de equipamento SAT para funcionar?
Pois agora o cliente cogitou comprar o ECF, então tenho receio de fazer o credenciamento e depois não dar certo e ele ter que aderir ao SAT. Pois uma vez credenciado, não poderá mais utilizar o ECF.
O mais "interessante" é que a portaria informa uma coisa, perdemos um tampão nos atualizando e quando pedimos ajuda ao suporte para finalmente da andamento no processo, recebemos outra informação.