Bom dia Erik Rafael
Comecei a trabalhar ontem em um supermercado e precisam deixar rodando o De Olho no Imposto, mas estou com dificuldade para encontrar os NCM's corretos para cada item.
Acesse o site
https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/. Lá você irá encontrar material para o teu auxílio. Se a Empresa for do
Simples Nacional, poderá utilizar a ferramenta do SEBRAE:
www.sebrae.com.br Se o Supermercado que você atende vende por meio de Cupom Fiscal, o seu Sistema já deve ter alguma tecnologia a qual amarrará tais informações.
E também pediram para eu aproveitar e preencher o campo
CFOP, no caso para venda ao consumidor final, que é para quem fornecemos, qual é o código correto?
Os códigos CFOPs para Venda Consumidor, em se tratando de Cupom Fiscal, por exemplo, não muda. São os tradicionais: 5102 (CSTs
ICMS 000, 020, 040 ou 041) e 5405 (
CST ICMS 060). Quando precisar emitir
Nota Fiscal referente aos cupons, irá utilizar CFOPs 5.929 ou 6.929.
No momento não possuem um controle de
estoque 100%, assim que possuir, é possível diminuir algum imposto com informações referentes a devolução, extravio ou deterioração de determinado produto?
Minha dica é, que antes mesmo que passem a controlar o estoque, procurem padronizar a descrição de todos os itens. Isso vai pesar muito, não só no estoque, mas em tudo o que envolve o item, como Tributação, por exemplo. E com certeza, uma boa descrição do item e um estoque preciso, vai ajudar e muito na redução de impostos, não somente em relação as operações que você citou, mas porque terá uma tributação adequada.