Moacir Carlos Kurmann
Iniciante DIVISÃO 5 , Engenheiro(a) DesenvolvimentoPrezados,
Não sei se estou publicando este tópico em local correto, me deparei com um problema entre relacionamento de objetos em meu desenvolvimento.
Estou desenvolvendo um sistema de automação comercial que deverá atender multiplas empresas de todos os tipos de regimes tributários (Simples nacional, Lucro presumido e lucro real), atualmente tenho meu cadastro de produtos onde eu vinculo o código da origem do produto (Nacional, Nacionalizado...), até ai tudo bem, mas surgiram dúvidas de como relacionar o NCM com CST, ICMS, ISS, PIS, COFINS e o principal de tudo... CFOP!
Atualmente tenho uma tabela onde armazeno os NCM, e nessa tabela eu coloco os CST para (PIS, COFINS, IPI), tenho outra que faz a distribuição das aliquotas por estado. Até ai me parece que está correto, pois o produto está vinculado a um NCM e com isso eu já sei qual o CST vinculado e qual serão as % da aliquota.
As dúvidas:
1) Como é feito no caso da empresa ser do regime simples nacional? pois me parece que não utilizam CST.
2) Como poderá ser feito o vinculo com o CFOP?
3) A decisão de calculo de ICMS, ICMSST, ISS, PIS, COFINS é feito pela Operação FIscal ou pelo CST?
Link da relação entre as tabelas envolvidas na explicação:
http://s1.postimg.org/734nuuzhb/diagrama.png
"Origem do Produto" ----> "Produto" <------ "NCM" <------- "Aloquota por Estado"